Concurso Polícia Penal MG: deputados solicitam prazo de novo edital
Deputados estaduais de Minas Gerais aprovam requerimento de informações sobre a previsão do novo concurso Polícia Penal MG.
Autor:
Publicado em:04/05/2021 às 18:10
Atualizado em:04/05/2021 às 18:10
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL MG) aprovou nesta terça-feira, 4, o requerimento nº 6.385/2020, que pede informações sobre a previsão do novo concurso Polícia Penal MG (antigo cargo de agente penitenciário).
O Estado tinha o prazo até 5 de fevereiro para realizar a substituição dos atuais agentes temporários por efetivos, através de concurso público. No entanto, isso ainda não foi feito.
O requerimento, aprovado pelos deputados, prevê que seja encaminhado ao secretário de Estado de Planejamento de Gestão e ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública pedido sobre atualizações a respeito do próximo concurso.
“Desde que eu cheguei a gente tem uma previsão de (contratar), pelo menos, 2.400 policiais penais.(...) A gente já está agilizando ao máximo para que esse concurso aconteça o mais rápido possível. É interesse nosso, é interesse da Administração que esse concurso aconteça logo”, disse Greco em entrevista ao jornal Hoje em Dia.
O secretário de Segurança também esclareceu que a máquina administrativa exige uma série de trâmites para que o concurso seja realizado com segurança e dentro da lei. Por isso, levam alguns meses até a efetiva publicação do edital.
Além da Polícia Penal, Rogério Greco também confirmou outros dois concursos para ingresso na Sejusp MG nos cargos de auxiliar educacional e agente socioeducativo.
O edital para auxiliar educacional já foi publicado. Veja os detalhes!
Concurso Polícia Penal MG terá mais de 2 mil vagas
A oferta do concurso será de 2.420 vagas de policiais penais (agentes penitenciários). O cargo exige apenas o ensino médio completo. A remuneração inicial é de R$4.631.24 para jornada de trabalho de 40 horas por semana.
Os aprovados ainda terão direito a vantagens e benefícios previstos em lei, como alimentação no local de trabalho, auxílio fardamento, ADE (Adicional de Desempenho) etc.
Para que o edital seja publicado ainda é preciso definir a banca organizadora. Uma licitação será aberta para contratar a instituição que será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção.
Com a proximidade do novo concurso, os interessados devem começar a preparação o quanto antes. Isso porque os estudos antecipados podem representar um diferencial diante da concorrência.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Para ingresso de efetivos, o último concurso foi realizado em 2013. Ambos os processos foram organizados pelo IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.
As etapas de seleção foram praticamente as mesmas, com exceção da redação, do teste físico e dos exames médicos, que foram etapas apenas da seleção para efetivos.
No concurso para temporários os concorrentes foram submetidos as seguintes etapas:
1ª etapa: Prova Objetiva e Análise de Títulos;
2ª etapa: Avaliação Psicológica;
3ª etapa: Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (Investigação Social);
4ª etapa: Curso Introdutório.
Já no concurso para efetivos, em 2013, foram seis fases no total:
1ª etapa: Prova Objetiva e redação;
2ª etapa: Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos;
3ª etapa: Avaliação Psicológica;
4ª etapa: Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (Investigação Social);
5ª etapa: Exames Médicos;
6ª etapas: Curso Introdutório.
Uma novidade na avaliação do próximo concurso Polícia Penal MG é que o curso de formação, a última etapa, será promovido pelo próprio Estado e não pela banca organizadora contratada, como no edital anterior.
O treinamento dos candidatos será responsabilidade da nova Academia da Polícia Penal (APP). A informação foi anunciada pela própria Secretaria de Segurança do Estado.