Concurso PPSA: planejamento estratégico prevê contratação até 2023

O planejamento estratégico da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural prevê contratações via concurso PPSA até 2023.

Autor:
Publicado em:25/04/2022 às 07:52
Atualizado em:25/04/2022 às 07:52

A Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural visa realizar novas contratações, por meio de um novo concurso PPSA, até 2023. A informação consta em relatório publicado, no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, 25.

Conforme o documento, o planejamento estratégico da PPSA prevê a realização de processo seletivo público para contratação de quadro permanente até 2023. [

"Para tal, em 2021 revisamos o Plano de Cargos e Salários, o Plano de Funções e o Quadro de Pessoal a serem submetidos, no primeiro trimestre de 2022, à análise e aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest)", diz o documento.

Vale lembrar que, em 2021, a estatal reprovou o Plano de Cargos e Salários (PCS) aprovado pela Sest. Na ocasião, a PPSA afirmou que, nos moldes aprovado, um novo concurso não ofereceria atrativos para os candidatos.

As propostas de plano de cargos e salários, quadro de pessoal próprio, plano de funções e plano de transição foram avaliadas pela Sest em março do ano passado. Após essa etapa, foi fixado o quadro de pessoal com 81 vagas.

Com a revisão proposta este ano pela Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural, tanto o plano de cargos quanto o quantitativo para o quadro de pessoa podem ser alterados.

Concurso PPSA está nos planos da estatal (Foto: Divulgação)
Concurso PPSA está nos planos da estatal
(Foto: Divulgação)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural
  • Cargos: a definir
  • Vagas: 55 previstas
  • Requisitos: a definir
  • Remunerações: a definir
  • Status: em estudo

Concurso PPSA nunca foi realizado

PPSA nunca realizou concurso público e segue, até hoje, com profissionais comissionados e contratados temporários em seu quadro.

Um dos últimos ingressos de profissionais na estatal ocorreu em 2017, quando a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural realizou um processo seletivo para a contratação de temporários.

Na época, foram oferecidas 15 vagas imediatas e mais 225 para cadastro de reserva. Os salários variaram de R$5 mil a R$25 mil e as contratações aconteceram conforme o regime celetista.

Todas as oportunidades foram para o cargo de assistente. Para concorrer, era preciso ter nível superior em áreas específicas, fluência na Língua Inglesa e experiência de três a 15 anos, na área do Petróleo.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, com perguntas de: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. O processo seletivo teve validade de até dois anos.