Concurso SP 2022 de agente vistor é autorizado com 175 vagas

Um novo concurso SP para a carreira de agente vistor foi autorizado e poderá ser realizado em 2022. O aval do prefeito foi para 175 vagas.

Autor:
Publicado em:04/08/2022 às 11:19
Atualizado em:04/08/2022 às 11:19

Finalmente o concurso SP para a carreira de agente vistor foi autorizado e deve sair do papel. A seleção é uma promessa desde 2016, mas nunca avançou com os preparativos de forma concreta.

O aval do atual prefeito, Ricardo Nunes, foi publicado no Diário Oficial desta quinta, 4.

A autorização visa o provimento de 175 vagas para a carreira, que exige o nível superior.

O próximo passo deverá ser a criação de uma comissão organizadora de servidores para cuidar dos preparativos. Eles vão elaborar o projeto básico e encaminhar a contratação da banca. O edital ainda não tem data prevista para ser divulgado.

Pedido do concurso SP de agente vistor foi encaminhado em 2016

Ainda sob o mandado de Fernando Haddad, o concurso SP para a carreira de agente vistor foi solicitado e chegou a tramitar por vários setores.

A demanda foi encaminhada pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Na época, a expectativa era de um aval com 200 vagas, mas a autorização veio um pouco inferior.

Também em 2016, foi regulamentado o processo de progressão da carreira. Estimava-se, portanto, que este seria um facilitador para a realização do concurso, que mesmo assim não avançou com celeridade.

O concurso, inclusive, sempre foi visto como prioridade pelo longo período sem contratações. O último foi realizado em 2002.

fachada da prefeitura de sp
Concurso de agente vistor é autorizado para a Prefeitura de São Paulo
(Foto: Guilherme Cunha / SMTUR)

Último concurso SP de agente vistor completa 20 anos

A carreira de agente vistos da Prefeitura de São Paulo não tem concurso realizado desde 2002, quando o último edital foi publicado pela Fundação Carlos Chagas. Na época, foram oferecidas 770 vagas e a seleção recebeu um total de 12.063 inscritos.

“Já existe um compromisso do prefeito com a realização do concurso e também uma pressão do Ministério Público, por conta do fraco atendimento da fiscalização. Estamos fazendo reuniões sindicato, governo e Ministério Público para elaborar um cronograma de concursos”, disse a presidente do Sindicato dos Agentes Vistores e Agentes de Apoio Fiscal do Município de São Paulo (Savim), Claret Fortunato, em entrevista.

O último concurso contou com prova objetiva e análise de títulos. A objetiva teve 120 questões, divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (30), Matemática (15), Atualidades (15) e Conhecimentos Específicos (60), esta última com questões sobre leis municipais e sobre atuação do cargo.