Essa quantia consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025, que tramita na Câmara Municipal.
O Orçamento e a possível realização do concurso foram assuntos debatidos na sessão do Conselho de Administração da PreviRio no dia 17 de setembro. A ata do encontro só foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 21 de outubro.
Novo concurso para o PreviRio pode ser realizado
(Foto: Divulgação)
Um dos conselheiros solicitou a apresentação de um estudo de como o PreviRio está lidando com o problema das vacâncias por aposentadorias e óbitos. Quando essa análise for concluída deve ser levada ao Conselho para discussão.
Caso o Orçamento de 2025 seja aprovado, é possível que os preparativos do concurso público ganhem força.
Vem aí a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!
Concurso PreviRio é esperado há dois anos
Desde 2022, trâmites para o concurso PreviRio começaram a ter andamento. A demanda de servidores e os cargos com maior necessidade chegaram a ser analisados pelo órgão.
Conforme termo de referência, a que a reportagem teve acesso na época, os estudos eram para abertura de vagas nos seguintes cargos:
- nível médio: agente de administração previdenciária; e
- nível superior: analista de processo previdenciário, analista de sistema previdenciário, arquiteto, assessor jurídico, atuário, estatístico e técnico em comunicação social.
O termo de referência funciona como um espelho para o edital. Diante do espaço de tempo, a demanda do órgão pode ter mudado, tanto que o objetivo momentâneo é o de preenchimento de cargos apenas de nível superior.
A autorização oficial do concurso ainda precisa ser concedida pelo prefeito Eduardo Paes.
A Prefeitura do Rio de Janeiro tem contrato até novembro de 2024 com a Fundação Getulio Vargas (FGV) para realização dos concursos do município.
Não há informações se o contrato será prorrogado. Se isso acontecer, a FGV poderá ficar à frente do próximo edital para o PreviRio.
O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!
Último concurso para o PreviRio foi em 2002
O último concurso do Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro foi realizado em 2002. Na época, a oferta foi de 49 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade.
Para o nível fundamental, por exemplo, foram contempladas 22 vagas, sendo 15 de auxiliar de administração previdenciária e sete de auxiliar de serviços gerais.
No nível médio eram 12 oportunidades, sendo 11 de agente de administração previdenciária e uma de operador. Quem tinha o nível técnico contava com duas vagas de técnico em contabilidade.
As demais chances foram distribuídas por cargos de nível superior, sendo eles: analista, assistente social, assessor jurídico, atuário, contador, técnico de comunicação social e técnico de arrecadação previdenciária.
Os vencimentos iniciais, na ocasião, variavam entre R$812,16 e R$2.731,93.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo de 40 a 60 questões, dependendo do cargo. As disciplinas também eram determinadas pelo cargo, sendo Língua Portuguesa comum a todos eles.