O pedido foi encaminhado pelo diretor-geral da corporação, Antônio Fernando, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Portanto, a corporação quer aval para chamar excedentes e conseguir completar o seu quadro de 13.098, limite atualmente estabelecido em lei.
A corporação ainda menciona que a previsão deste CFP 2023, se autorizada a chamada de excedentes, é para uma duração de três meses, com previsão de término em dezembro deste ano, com expectativa de nomeação dos aprovados em janeiro de 2024.
No pedido, a PRF relembra que já foram convocados os 1.500 candidatos conforme previa o quadro de vagas imediatas do edital do concurso, sendo formados pelas turmas CFP 2021.2 e CFP 2022.1, já nomeados.
+ Leia também: Concurso PRF: enviado pedido para 219 vagas de nível médio
Além disso, por meio de decreto presidencial, a corporação argumenta que foram nomeados mais 625 candidatos fora do provimento inicial - totalizando 2.125 nomeados até o momento.
Mas ainda restam aprovados, diz a PRF:
A corporação não pode chamar todos os aprovados pela quantidade de cargos vagos existentes, mas luta para preencher todas as vacâncias com os remanescentes.
+ PRF tem 418 cargos vagos e pode perder 2 mil servidores até 2026
Para um novo concurso, o quadro da PRF terá que ser aumentado com a criação de novas vagas. A corporação solicita aval para o provimento de 4.902 vagas de policial rodoviário federal em um concurso que, se autorizado, pode acontecer este ano para provimento em janeiro de 2024.
No entanto, ainda é necessário aguardar a análise e resposta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos sobre a solicitação para um novo concurso PRF.
Edital do concurso PRF ofertou 1.500 vagas
Publicado em janeiro de 2021, o edital do concurso PRF trouxe uma oferta de 1.500 vagas, inicialmente. Todas as chances são destinadas a carreira de policial rodoviária federal, de nível superior.
A carreira é destinada aos candidatos com nível superior em qualquer área. É preciso, ainda, ter carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B ou superior.
A PRF exige que o candidato tenha, na data da matrícula no Curso de Formação Profissional, idade mínima de 18 anos e máxima de 65 anos. Além disso, podem concorrer candidatos de ambos os sexos.
A PRF proporciona remuneração de R$10.357,88, já somada com o auxílio-alimentação de R$458. A carga de trabalho é de 40 horas semanais.