Secretário confirma concurso Procon Niterói RJ, vagas e cargos

Com exclusividade ao Qconcursos Folha Dirigida, secretário confirma preparativos de novo concurso Procon Niterói RJ para fiscal do consumidor. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:10/07/2024 às 15:48
Atualizado em:10/07/2024 às 16:07

Um novo concurso Procon Niterói RJ será realizado. Com exclusividade ao Qconcursos Folha Dirigida, o secretário de Defesa do Consumidor, Roberto Nunes Teixeira, falou nesta quarta-feira, 10, sobre os preparativos da seleção, cargos, vagas, salários, entre outros detalhes.


De acordo com o secretário, a oferta inicial será de dez vagas para fiscal do consumidor, sendo cinco para contratação imediata e cinco para formação de cadastro de reserva.


O cargo de fiscal do consumidor tem como requisito o nível superior em Direito e salários iniciais em torno de R$6.500. A jornada de trabalho é de 40 horas por semana.


A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor trabalha na elaboração de um plano de cargos, carreira e salários para o fiscal do consumidor.


O secretário explicou que a Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, já concedeu autorização para que o processo do concurso seja aberto. O aval oficial pelo prefeito Axel Grael ainda deve ser publicado no Diário Oficial.


Procon de Niterói RJ prepara novo concurso para fiscais do consumidor

(Foto: Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói)


Com essa formalização será possível formar a comissão organizadora do concurso. O grupo dará andamento a escolha da banca, responsável por aplicar as provas aos candidatos.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Edital do concurso Procon Niterói RJ deve sair ainda em 2024

Toda essa parte burocrática não deve demorar, uma vez que a intenção da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor é ter edital e provas do concurso ainda em 2024.

"Pretendo fazer o concurso do Procon ainda este ano", afirmou o secretário Roberto Teixeira.

Este será o primeiro concurso para fiscal de consumidor do Procon Niterói, criado em 2020.


Os candidatos serão selecionados por concurso de provas e títulos.

Resumo concurso Procon Niterói

  • Instituição: Procon Niterói
  • Situação atual: anunciado
  • Banca: a definir
  • Cargos: fiscal do consumidor
  • Escolaridade: nível superior
  • Vagas: 10
  • Remuneração: R$6.500
  • Inscrições: a definir
  • Data da prova objetiva: a definir

+ Cadastre-se e comece a estudar para concursos gratuitamente!


A Prefeitura de Niterói tem outros concursos previstos para este ano. Há preparativos em andamento para editais nos seguintes cargos e áreas:

No caso da Seplag e da CGM, a Fundação Getulio Vargas (FGV) já foi contratada como banca organizadora e os editais estão previstos para este mês de julho.

O que faz o Procon de Niterói RJ?

O Procon de Niterói é um órgão de defesa do consumidor que tem como objetivo a proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores no município de Niterói. As principais atividades incluem:


Receber e Mediar Reclamações: O Procon de Niterói recebe reclamações de consumidores sobre práticas comerciais abusivas, produtos defeituosos, prestação inadequada de serviços, entre outras questões relacionadas ao consumo. Ele atua como um mediador entre consumidores e fornecedores para tentar resolver os conflitos de forma amigável.


Fiscalização: Realiza fiscalizações em estabelecimentos comerciais para verificar o cumprimento das normas de defesa do consumidor, como a precificação adequada de produtos, validade de mercadorias, cumprimento de ofertas e promoções, entre outros aspectos.


Orientação ao Consumidor: Oferece orientação e informações aos consumidores sobre seus direitos e deveres, ajudando-os a tomar decisões mais conscientes e informadas em suas relações de consumo.


Educação para o Consumo: Promove campanhas e ações educativas com o objetivo de conscientizar a população sobre seus direitos e incentivar práticas de consumo responsáveis e sustentáveis.


Ações Administrativas e Jurídicas: Quando necessário, o Procon pode aplicar sanções administrativas aos fornecedores que violam os direitos dos consumidores, como multas e outras penalidades. Além disso, pode encaminhar casos para o Ministério Público ou outros órgãos competentes para a adoção de medidas judiciais.


Atendimento ao Consumidor: Disponibiliza canais de atendimento, como telefone, e-mail, atendimento presencial e online, para que os consumidores possam registrar suas reclamações e buscar orientação.


Essas ações visam garantir que as relações de consumo sejam equilibradas e que os direitos dos consumidores sejam respeitados.


*As informações sobre as atribuições do Procon de Niterói RJ foram extraídas por Inteligência Artificial (IA), com base nos canais oficiais.


Tem dúvidas sobre o concurso público ideal? Com o "Guia Carreiras no Serviço Público" você poderá conhecer os cargos e carreiras disponíveis no serviço público e entender qual tem mais a ver com você. Baixe gratuitamente aqui!


No vídeo abaixo, saiba como iniciar os estudos para concursos:


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos