E se eu não passar? Sonhos não têm idade

Delegada e professora Milena Sapienza fala sobre as dificuldades e importância de não desistir para aprovação em concursos.

Colunistas
Autor:Milena Sapienza
Publicado em:02/10/2023 às 17:50
Atualizado em:02/10/2023 às 17:56

E se for tarde demais?


E se não der certo?


E se eu não passar?


Não posso prometer que tudo sairá como planejado. Na verdade, ninguém pode. Mas há algo que posso afirmar com absoluta certeza: se você não tentar, permanecerá preso no mesmo lugar para sempre.


O sucesso não segue uma fórmula perfeita; no entanto, o fracasso tem sua receita bem definida.


Roberto Marinho fundou a TV Globo aos 60 anos. Claudia Raia engravidou aos 55 anos. Um colega, delegado no Acre, escreveu um livro contando sua trajetória ao ingressar na carreira aos 50 anos.


+ Confira notícias atualizadas de concursos


Cada um tem sua própria jornada, com obstáculos únicos. Comparar sua vida com os recortes das vidas perfeitas das redes sociais só levará à frustração. Se seus olhos estiverem fixos nos seus sonhos, não haverá espaço para comparações e desilusões.


A verdade é que não existe idade para realizar sonhos. Enquanto houver vida, você tem a obrigação de buscar sua felicidade e realização. Ninguém disse que seria fácil, mas desistir não é uma escolha, se você deseja alcançar grandes voos.


Eu já estive desse lado, já acreditei desacreditando. Já sonhei cheia de medo de nunca realizar. Já tive que lidar com a falta de apoio, com o cansaço, com o desânimo.


Ninguém deseja que você chegue lá, porque no fundo isso mostra ao outro que não era impossível e que ele ficou no caminho porque desistiu. Então, acredite, todos os dias alguém tentará lhe convencer a desistir e lhe fazer companhia na quente e aconchegante zona de conforto.


Mas, essa é a hora de você questionar o que realmente deseja para a sua vida?


Antes de desistir, pergunte a si mesmo: E se eu continuar? E se esta for a minha oportunidade? E se a última chave for a que finalmente abrirá a porta dos meus sonhos?


Talvez sua jornada esteja apenas começando. Talvez só falte mais um passo. Acredite em você e persista, mesmo quando o mundo tentar lhe convencer do contrário.


Milena Sapienza

Delegada de Polícia no Estado de São Paulo. Ex escrivã de Polícia no Estado de São Paulo. Advogada por 10 anos em Instituição Bancária. Atualmente atuante na Delegacia de Defesa da Mulher e crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Especialista em Direito Penal e Violência de gênero. Professora de Direito Penal no Damásio e QConcursos. Coautora no livro : Revisão Final para o concurso de Delegado de Polícia. Autora do E-book : As conquistas jurídicas das mulheres no Brasil.