Concurso Receita: provas devem ficar para janeiro, diz Sindifisco
Natália Nobre, do Sindifisco Nacional, informou que o edital do concurso Receita deve ficar para outubro e com provas somente em 2023.
Autor:
Publicado em:27/09/2022 às 09:39
Atualizado em:27/09/2022 às 09:39
O atraso no processo de contratação da banca e do lançamento do edital do concurso Receita deve impactar a realização das provas. A nova expectativa é de que as avaliações fiquem para janeiro de 2023.
A informação foi repassada pela 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, Natália Nobre.
Em live realizada junto com o deputado Luis Miranda, ela pontuou sobre o atraso do edital e destacou que o documento deve ficar para o mês de ouubro. Com isso, as provas não teriam tempo hábil para acontecer até dezembro e ficariam para 2023.
O que falta para sair o edital do concurso Receita?
Segundo apurou a reportagem da Folha Dirigida, entraves na finalização do contrato com a banca organizadora estão atrasando o lançamento do edital, além de últimos ajustes. Inclusive, ainda não há uma data definida ou previsão mais exata por parte do órgão.
O próximo passo deve ser a publicação do extrato de contrato, que oficializa a escolha da banca e a sua contratação. Segundo o deputado Luis Miranda, o documento já foi assinado e a FGV está contratada.
Concurso Receita: edital contará com 699 vagas
Bastante aguardada pelos candidatos, a autorização do concurso Receita 2022 foi finalmente divulgada em junho. O aval foi para o preenchimento de 699 vagas em cargos de auditor e analista, sendo ambos de nível superior.
Veja a seguir a distribuição das oportunidades:
Cargo
Escolaridade
Remuneração
Vagas
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil
Nível Superior
R$21.487,09
230
Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil
Nível Superior
R$12.142,39
469
Total
699
Ambos os cargos acumulam déficit de pessoal e estão sem realizar concursos há anos. Para analista, por exemplo, o último foi em 2012, enquanto que para auditor, a última seleção ocorreu em 2014.
Segundo consta nna portaria autorizativa, a publicação do edital deve acontecer em um prazo de seis meses, contado a partir da publicação. Dessa forma, o prazo máximo para o lançamento do edital é até dezembro, mas não deve demorar.