Concurso Receita: candidatos avaliam prova como 'difícil e cansativa'
Folha Dirigida realizou a cobertura das provas do concurso Receita Federal 2023. Veja opinião e comentários dos candidatos sobre os exames!
Autor:
Publicado em:19/03/2023 às 07:10
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
As provas objetivas e discursivas do concurso Receita Federal 2023 foram aplicadas neste domingo, 19, em dois turnos. Os candidatos concorrem a uma vaga de auditor ou analista e responderam a uma prova com nível elevado. Acompanhe o TEMPO REAL da Folha Dirigida!
Os candidatos tiveram uma rotina intensa, com as primeiras provas começando às 8h e a segunda prova, do turno da tarde, encerrando às 19h. Ao todo, foram nove horas de prova, somando Conhecimentos Básicos, Conhecimentos Específicos e prova discursiva.
As avaliações aconteceram em todo território nacional. A Folha Dirigida acompanhou a repercussão e o andamento das provas ao longo de todo o dia. A cobertura da Folha Dirigida aconteceu pelo site, pelo Instagram e no Twitter!
Veja o Tempo Real das provas do concurso Receita
Todos os candidatos do concurso da Receita Federal foram avaliados no domingo, 19. Veja aqui como foi a cobertura da Folha Dirigida!
⇒ 7h10: candidatos comentam nas redes sociais que a chegada pela manhã está bem tranquila nos locais de prova.
⇒ 7h12: "A prova da Receita Federal é a prova eu menos vi gnt na porta do local de prova", disse uma candidata pelo Twitter.
⇒ 7h20: candidatos do concurso Receita desejam boa sorte aos concorrentes da Defensoria Pública de São Paulo. Lembrando que as provas do concurso DPE SP também acontecem neste domingo, 19.
⇒ 7h30: PORTÕES FECHADOS PARA AS PROVAS DA MANHÃ!
⇒ 7h30: os portões foram fechados com 30 minutos de antecedência para a realização das provas de Conhecimentos Básicos. Serão 80 questões para auditor e 70 para analista agora pela manhã. O horário previsto para início e término é de 8h às 12h30min.
⇒ 7h47: pelas redes sociais, nenhum relato de candidatos atrasados, faltosos ou intercorrência no fechamento dos portões.
⇒ 8h: PROVAS DA MANHÃ INICIADAS!
⇒ 8h: começou a aplicação das provas de Conhecimentos Básicos para ambos os cargos. Boa prova, candidatos!
⇒ 8h30: candidatos de Manaus alegam que os portões em alguns locais foram fechados 15 minutos antes do previsto no edital. A organização não se manifestou sobre esse ocorrido.
⇒ 8h40: Folha Dirigida não recebeu nenhum relato de atraso ou dificuldade de acesso aos locais.
⇒ 11h30: primeiros relatos de candidatos começam a ser feitos nas redes sociais e enviados à reportagem.
⇒ 11h45: candidatos alegam que as provas de Conhecimentos Básicos da manhã estavam com um nível bem elevado e classificam a primeira etapa como "extremamente difícil" e "bem fora do comum".
⇒ 12h: muitos candidatos começam a se manifestar nas redes sociais, indicando que boa parte dos participantes já se retiraram do local (sala).
⇒ 12h15: Folha Dirigida tentou contato com a Receita Federal para apurar faltosos pela manhã, mas não obteve retorno.
⇒ 13h: começam a surgir os primeiros memes sobre a dificuldade das provas. Candidatos comentam que "perderam a vontade de viver" e que "parecia o Fluminente ontem no Maracanã contra o Volta Redonda". Um outro candidato comentou que seria preciso "três bacharéis" para ser aprovado.
⇒ 13h18: candidatos comentam que as salas estavam com bastantes cadeiras vazias e abstenção deve ser grande.
⇒ 14h30: PORTÕES FECHADOS PARA AS PROVAS DA TARDE!
⇒ 14h45: candidatos tiveram tranquilidade para o retorno às salas e não há indícios de intercorrências, por ora.
⇒ 15h: PROVAS DA TARDE INICIADAS!
⇒ 18h: prova completa três horas de duração e candidatos já podem se retirar dos locais.
⇒ 18h15: primeiros candidatos começam a comentar sobre as provas da tarde nas redes sociais.
⇒ 18h30: candidatos comentam que o nível das provas da tarde foi 'igual ou pior' ao turno da manhã. As opiniões são de questões complexas, longas e difíceis.
⇒ 18h40: concorrentes comentam que prova discursiva não veio cobrando o esperado. O tema aguardado era sonegação fiscal, segundo alguns comentários nas redes sociais.
⇒ 19H: COBERTURA ENCERRADA.
Concurso Receita aplicará provas em dois turnos
A aplicação das provas do concurso da Receita Federal ocorrerão em dois turnos neste domingo, 19 de março, sendo:
Manhã: provas de Conhecimentos Básicos, de 8h às 12h30;
Tarde: provas de Conhecimentos Específicos e prova discursiva, de 15h às 19h30.
A prova objetiva do concurso Receita não admite consulta de qualquer natureza.
De acordo com a banca, o candidato deverá permanecer obrigatoriamente na sala de realização das provas por, no mínimo, três horas após o início.
Esta primeira etapa acontecerá em todas as capitais, com exceção da pesquisa de vida pregressa, que será online. Já a segunda parte será composta por um curso de formação profissional (CFP), de caráter eliminatório.
Candidatos comentam período longo de provas
Como você pôde ver acima, serão quatro horas e meia de duração em cada turno de prova (manhã e tarde), totalizando nove horas de exame ao longo do dia. Certamente será uma prova de paciência e calma, pois o candidato passará um bom tempo respondendo questões.
Vai se dar bem quem teve uma boa noite de sono e descansou bastante no dia anterior.
Pelas redes sociais, os candidatos comentaram sobre o longo período de aplicação das provas do concurso Receita Federal, que foi dividido em dois turnos para todos, obrigatoriamente.
"Concurso da Receita mais tarde, 9h de prova, passei a noite inteira acordado, não consegui dormir absolutamente nada, seja o que Deus quiser", disse um candidato.
Muitos brincaram com a situação com o famosos "o que fui inventar" ou "onde estava com a cabeça":
"pq Deus resolvi inventar de fazer a prova da receita federal??? onde eu estava com a cabeça? dia inteiro de prova só posso ser doida mesmo", tuítou uma participante.
Muitos candidatos, sabendo da longa duração das provas, enviam mensagem de apoio e incentivo aos participantes pelas redes sociais e desejam uma boa avaliação.
Prova extremamente difícil e cansativa, avaliam candidatos
Após quatro horas e meia de provas pela manhã, todos os candidatos do concurso Receita já realizaram a parte de Conhecimentos Básicos e uma opinião é unânime: o nível da prova estava de mediano para difícil.
A reportagem da Folha Dirigida recebeu muitos relatos de participantes que consideraram o exame bem longo, cansativo e com um nível elevado.
"Os textos foram muitos bem escolhidos. A FGV tem uma mania de colocar textos longos e cansativos, e depois pede a interpretação de todos. Dessa vez, escolheu trabalhar com fragmentos, o que achei bem interessante, porém as questões foram bem complicadas", disse a candidata Ozana à Folha Dirigida, que ainda brincou: "Estou com dor de cabeça rs".
O candidato Henrique Telles comentou que foi uma das provas com o maior nível de dificuldade que já fez.
Muitos candidatos estão questionando a parte de Língua Inglesa, dizendo que o nível era tão fora do comum que até parecia outro idioma. "Parecia até árabe", brincou um candidato.
A reportagem da Folha Dirigida abriu uma enquete no Instagram sobre as provas da manhã e alguns dos comentários foram:
"Raciocínio Lógico e Matemático teve de tudo, menos chance de raciocínio";
"Complicada";
"Prova super cansativa, estilo Enem";
Dificílima";
"Inglês cobrou conhecimento em qual língua?"
"Foi só fumo essa prova";
"Matemática, Estatística e Fluência em dados bem difíceis. As demais na média da FGV";
"Só saia lágrimas".
Professor avalia que 'provas da manhã vieram dentro do previsto'
Se por um lado muitos candidatos alegam um nível elevado e reclamam da dificuldade das provas da manhã no concurso da Receita Federal, o professor Eduardo Newman, que leciona no QConcursos, consideram que os conteúdos "vieram dentro do previsto".
Newman, que também é auditor-fiscal da Receita Federal, garante que é uma dificuldade padrão das provas da Receita Federal e da FGV.
"Se você se preparou adequadamente, você deve ter tido um bom desempenho nessa prova da manhã."
O professor ainda comentou que há uma questão na parte de Contabilidade que é passível de recurso pois não tem todos os dados na questão. Veja os comentários do professor!
Segundo turno das provas da Receita manteve o nível elevado
Se pela manhã a opinião dos candidatos era sobre uma prova complexa, difícil e cansativa, os comentários se renovaram. Após responderem a parte de Conhecimentos Específicos e a prova discursiva, as opiniões seguiram na mesma linha.
Em relatos enviados à Folha Dirigida e pelas redes sociais, os candidatos avaliaram novamente a prova como longa e com um nível elevado.
"A prova da Receita Federal estava bem fácil para quem é de contabilidade, da análise de dados ou de TI. Para mim, estava na língua dos anjos", disse uma candidata.
Muitos candidatos relataram que a prova discursiva não cobrou o esperado, pois aguardavam assuntos voltados para a parte de sonegação fiscal.
"A prova da tarde da Receita me deixou tão destruída mentalmente que nem fiquei para levar a prova. Só queria sair daquela sala", comentou uma candidata no twitter.
Em contrapartida, alguns concorrentes avaliam que as provas aplicadas em ambos os turnos não estavam neste nível difícil que a maioria dos participantes estão relatando. Segundo eles, os exames foram aplicados com um nível "justo", de acordo com o padrão da banca organizadora (Fundação Getulio Vargas - FGV).
Como serão as provas do concurso Receita Federal?
Neste primeiro momento, serão cobradas somente as provas objetivas e discursivas. Veja a seguir como será a composição de cada uma delas:
Prova objetiva
A prova objetiva será composta por 140 questões de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão, totalizando 140 pontos.
A prova discursiva do cargo de auditor-fiscal será composta por duas questões discursivas, valendo 30 pontos cada, conforme o conteúdo programático de Conhecimentos Específicos.
Já a prova discursiva do analista-tributário terá somente uma questão discursiva, também valendo 30 pontos, sendo cobrada de acordo com o conteúdo programático de Conhecimentos Específicos.
Após essa fase, será realizada a pesquisa de vida pregressa, sendo convocados somente os candidatos aprovados na discursiva. Na segunda etapa, o curso de formação profissional (CFP), de caráter eliminatório, será desenvolvido na modalidade online síncrona e assíncrona, Ensino a Distância (EaD).
Quando saem os gabaritos?
Após um longo dia de exames, o que os candidatos querem saber é: quando saem os gabaritos das provas do concurso da Receita Federal?
A Fundação Getulio Vargas (FGV) não informou quando exatamente divulgará os gabaritos. Entretanto, a publicação oficial pela banca, geralmente, acontece em até dois dias após a aplicação das provas. Portanto, o documento com as respostas deve ser divulgado até a terça-feira, 21.
Haverá prazo para recursos, que será de dois dias úteis, contados a partir da data de publicação do gabarito preliminar. A banca pede que o candidato seja claro, consistente e objetivo na contestação.
Quer ser aprovado nas provas objetivas e discursivas do concurso Receita? Ambas as etapas são obrigatórias para todos os candidatos, por isso, só serão convocados para as próximas fases quem obtiver aprovação.
Na objetiva, será considerado aprovado o candidato que:
obtiver 50% de acertos em Conhecimentos Básicos;
obtiver 50% de acertos em Conhecimentos Específicos; e
não obter nota igual a zero em nenhuma das disciplinas.
Quem não for aprovado dentro das regras acima estará automaticamente eliminado do concurso público e não obterá nenhuma classificação.
É importante frisar, também que somente os aprovados na prova objetiva é que terão a prova discursiva corrigida. A FGV informa que a correção será de, no máximo, o quantitativo de três vezes o número de vagas para cada cargo, respeitados os empates na última posição, sendo:
Cargo
Quantitativo de provas discursivas a serem corrigidas
Ampla Concorrência
PCD
Negros
Auditor-Fiscal da Receita Federal
516
36
138
Analista-Tributário da Receita Federal
1.053
72
282
Os candidatos cujas provas discursivas não forem corrigidas estarão automaticamente eliminados e não terão classificação alguma no concurso.
Concurso Receita Federal: edital soma 699 vagas
O edital do concurso da Receita Federal foi publicado com uma oferta de 699 vagas, sendo 230 para auditor e 469 para analista. Todas as oportunidades pedem o nível superior de escolaridade.
As remunerações são um dos atrativos do concurso, podendo chegar a R$21 mil.
Analista-tributário: R$11.684,39 + R$458 de auxílio-alimentação, totalizando remuneração de R$12.142,39;
Auditor-tributário: R$21.029,09 + R$458 de auxílio-alimentação, totalizando remuneração de R$21.487,09.
As oportunidades são efetivas e imediatas. O prazo de validade do concurso da Receita Federal será de 24 meses, ou seja, dois anos, que serão contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.