Pelas fortes chuvas, provas do concurso Recife PE são adiadas
Em função das fortes chuvas em Pernambuco, organização do concurso Recife PE adia aplicação das provas objetivas. Entenda!
Autor:
Publicado em:31/05/2022 às 17:15
Atualizado em:31/05/2022 às 17:15
Marcadas para o próximo domingo, 5 de junho, as provas objetivas do concurso Recife com 400 vagas temporárias para Educação foram adiadas.
O motivo são as fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco e deixaram, até o momento, 100 mortos e dezenas de desaparecidos.
Em nota publicada nesta terça-feira, 31, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib), organizador do concurso, justificou que há risco em aplicar provas na região onde foi decretado estado de calamidade pública. Além da maioria das escolas estar ocupada por mais de 6 mil desabrigados e desalojados.
Uma nova data de aplicação das provas ainda não foi divulgada. A comissão do concurso se reunirá nos próximos dias para elaborar o cronograma. Confira a nota da banca organizadora na íntegra:
"Em virtude da tragédia que assola o Estado de Pernambuco, ocasionada pelas fortes chuvas dos últimos dias, o IDIB comunica aos candidatos inscritos na Seleção Pública da Prefeitura do Recife (PORTARIA CONJUNTASEPLAGTD/SEDUC N° 005, DE 28 DE MARÇO DE 2022), objeto do Edital nº 11/2022,que as provas objetivas estão adiadas.
Diante de grandes riscos em executar o certame em uma região onde foi decretado estado de calamidade pública e a maioria das escolas se encontra ocupada por famílias desabrigadas e desalojadas. Diante do fato da execução do certame teria que se dar numa região onde há 100 mortos e 16 desaparecidos - contabilizados até o fim da manhã dessa terça-feira, dia 31 de maio, e ao todo, 24 municípios decretaram estado de emergência e a maioria das escolas da Região Metropolitana está ocupada por 6.200 desabrigados e desalojados.
A Comissão da Seleção Pública se reunirá nos próximos dias para deliberar acerca do novo calendário de provas.
Orientamos os candidatos a, dentro do possível, manterem o foco nos estudos, bem como a continuarem acompanhando mais informações junto ao site www.idib.org.br.
O IDIB se solidariza com a população da Região Metropolitana do Recife e das demais cidades de Pernambuco que, de alguma forma, tenham sido atingidas pela tragédia".
O concurso oferece400 vagas temporárias para atuação na Secretaria Municipal de Educação. Do total de oportunidades, 200 são para agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial (AADEE) e 200 para auxiliar de desenvolvimento infantil (ADI).
Em ambos os casos, o requisito é ter ensino médio completo. As remunerações são de R$1.464,97 e R$1.850,48, respectivamente. Há reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência.
Para comprovação da escolaridade será aceito certificado e/ou histórico escolar de ensino médio completo, reconhecido pelo Ministério da Educação. Os aprovados serão contratados será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Exame Psicotécnico (apenas para gente de apoio ao desenvolvimento escolar especial );
Prova de títulos.
Na prova objetiva, serão cobradas 50 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa, dez de Raciocínio Lógico e 25 de Conhecimentos Específicos.
Será classificado quem conseguir o mínimo de 50% do total de pontos na objetiva. O exame psicotécnico, apenas para AADEE, terá o total de 3 mil convocados, sendo 2.100 para ampla concorrência, 600 para negros e 300 para pessoas com deficiência.
Essa etapa consistirá na aplicação de instrumentos psicológicos que explicitem, de forma inequívoca, as características intelectuais, emocionais, motivacionais e de personalidade dos candidatos.
Os instrumentos psicológicos utilizados são os recomendados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), que resultam na obtenção de dados objetivos e fidedignos. A aplicação será realizada por meio de testes e questionários coletivos, simultâneos a todos os candidatos, em igualdade de condições.
Será classificado como “Apto” quem apresentar características de personalidade, capacidade intelectual e habilidades específicas, de acordo com os requisitos psicológicos para o desempenho das atribuições inerentes à função.
Por sua vez, a prova de títulos será para ambos os cargos. Os participantes receberão pontos pela conclusão do curso de magistério em ensino médio e graduação em Licenciatura Plena.
O processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Durante esse período, a Prefeitura de Recife poderá convocar os aprovados para suprir a necessidade de novos funcionários.