Concurso Rio Bonito do Iguaçu-PR suspende provas e retifica edital

A comissão do concurso decidiu prorrogar o prazo para inscrições. Interessados terão até 24 de abril para realizar cadastro.

Autor:
Publicado em:15/04/2020 às 09:02
Atualizado em:15/04/2020 às 09:02

A Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, suspendeu as provas do concurso Rio Bonito do Iguaçu-PR devido a pandemia causada pelo Covid-19, o novo Coronavírus, e retificou o edital de abertura do concurso.

O documento retificando a seleção foi publicado na última segunda-feira, 13 de abril, no site da Faculdade de Tecnologia Alfa de Umuarama, organizadora do concurso. Já a suspensão foi publicada no dia 24 de março.

As provas objetivas estavam agendadas para o dia 19 de abril. Um novo calendário será divulgado posteriormente, assim que a situação de emergência for normalizada. 

A comissão do concurso, levando em consideração as alterações significativas do edital, resolveu prorrogar o prazo para inscrições. Os interessados terão até às 16 horas do dia 24 de abril de 2020 para realizar o cadastro. O boleto bancário referente a taxa de inscrição deverá ser pago também até o dia 24 de abril.
 

Concurso Rio Bonito do Iguaçu-PR suspende provas e retifica edital. (Foto: Freepik)
Concurso Rio Bonito do Iguaçu-PR suspende provas e retifica edital.
(Foto: Freepik)


Quem não concordar com as alterações ou com a suspensão do cronograma da seleção  poderá solicitar o cancelamento de sua inscrição e o ressarcimento do valor da taxa.

Para isso, basta preencher o formulário disponível no Anexo I do edital de retificação, e enviar para o e-mail da organizadora (concursos@alfaumuarama.edu.br).

O concorrente também poderá protocolar o requerimento na Prefeitura Municipal de Rio Bonito do Iguaçu, PR, aos cuidados da Comissão Organizadora de Concursos, até o dia 24 de abril.

Confira as principais alterações no edital do concurso 

A primeira alteração é referente a prova de títulos, que antes era para os cargos de Procurador Municipal, Professor 40 horas, Professor de Artes e Professor de Educação Física, e agora será para todos os cargos de nível superior e para o cargo de Professor 40 horas. 

A análise dos documentos avaliará a formação profissional e continuada dos concorrentes. Somente serão convocados para esta etapa os candidatos classificados na prova escrita, ou seja, que obtiverem nota maior ou igual a 60 pontos.

Outra mudança foi a inclusão da prova dissertativa para os candidatos aos cargos de ensino médio e de Professor 40 horas, composta por uma redação (texto dissertativo), correspondendo a 20% da nota da prova escrita.

Somente será corrigida a redação dos candidatos que obtiverem o mínimo de 60% de aproveitamento na prova objetiva, ou seja, 48 pontos.

A redação deverá ter entre 20 e 30 linhas. Os critérios para a correção serão a capacidade de estruturação lógica do texto, a coerência entre a fundamentação e a conclusão, a clareza e a objetividade da exposição e o domínio da norma culta na modalidade escrita da língua portuguesa.

Já para os cargos de nível superior (exceto Professor 40 horas), além das 40 questões da prova objetiva, foram incluídas duas questões dissertativas, em forma de resposta sobre a função (cargo pretendido), embasado no conteúdo programático.

Os critérios de correção das questões dissertativas levarão em conta o domínio do conteúdo apresentado, a clareza na exposição das ideias e o domínio da norma culta na forma escrita do idioma. 

A terceira principal mudança foi em relação à prova prática, antes destinada apenas para os cargos de motorista e operador de máquinas, agora inclui também o cargo de procurador municipal.

Para os cargos de motorista e operador de máquinas, somente serão considerados classificados na primeira etapa e convocados para as provas práticas os candidatos que obtiverem na prova escrita nota maior ou igual a 60 pontos, desde que não ultrapasse o limite máximo abaixo estabelecido.

Já para o cargo de procurador municipal, a prova prática consistirá na redação de peça processual, e somente serão convocados os cinco primeiros candidatos classificados na prova escrita, que obtiveram nota maior ou igual a 60 pontos.

Em ambos os casos, em caso de empate na última classificação, serão convocados todos os empatados. Os demais candidatos deste cargo serão considerados desclassificados.