Gostaria de acrescentar que, mesmo durante esse ano atípico devido à pandemia de Covid-19, a Educação não está parada, pelo contrário, estamos trabalhando com muitas incertezas, mas sempre acreditando que vamos superar os desafios.
Quais as principais dificuldades encontradas ao longo dessa jornada?
As principais dificuldades foram reorganizar os trabalhos, tanto pedagógicos quanto físicos. Encontramos a maioria das escolas e ônibus escolares sem manutenção, nossos funcionários estavam sem receber o 13 º salário, os profissionais contratados não possuíam direito ao 13º e nem garantias legais.
Encontramos vários problemas de invasão nas escolas e depredamento. Através de parcerias com a Guarda Municipal, Polícia Civil e Conselho Tutelar, realizamos reuniões mensais com a participação também das diretoras das escolas para que as situações fossem debatidas e organizássemos estratégias para saná-las.
Quais as principais realizações de sua gestão?
Algumas soluções foram a criação da Ronda Escolar na Guarda Municipal, instalação de câmeras de monitoramento, unificação de cursos noturnos de EJA, em uma escola mais central onde pudéssemos monitorar melhor.
Reformamos e pintamos mais de 80% das escolas. O tempo não foi suficiente para atender a todas, pois muitas obras só puderam ser realizadas no período de férias, quando não havia aluno na escola.
Tivemos que consertar muitos telhados, que estavam há anos sem manutenção, refazer as partes elétricas que ofereciam riscos sérios aos alunos.
Em tempo, estamos realizando obras nas escolas, adquirindo dois ônibus escolares, sendo que um já chegou. Os kits de alimentação escolar estão sendo distribuídos conforme orientações do MP e órgãos competentes.
Conseguimos adesão de mais escolas ao projeto "Escola Conectada", onde leva internet a essas instituições. As atividades pedagógicas dos alunos estão sendo realizadas online e muitas vezes são entregues nas residências.
As reuniões pedagógicas, cursos e seminários estão sendo realizados online através das diversas plataformas. Nada parou, apenas modificou.
Realizamos uma avaliação diagnóstica própria da Secretaria de Educação para acompanhar mais de perto o desenvolvimento dos alunos e procurar estratégias para sanar as dificuldades.
Esse trabalho de comprometimento e união, foi primordial para que avançássemos no IDEB. O segundo segmento do ensino fundamental é um pouco mais complexo, porém conseguimos avançar de 3.9 para 4.4, pois é uma faixa etária de adolescentes, que, além de tudo, ainda temos que trabalhar contra a evasão escolar.
Algumas escolas muito bem pontuadas em outros anos, não foram avaliadas em 2019.
Como foi a ação da prefeitura diante da pandemia, na área da Educação?
Esse ano agimos rápido durante a pandemia. Nossa plataforma digital, com atividades para os alunos, iniciou dia 1º de abril, no primeiro dia após terminar o decreto que antecipava o recesso escolar de julho para as últimas semanas de março.
Assim, estamos com o calendário em dia e as aulas não precisarão se estender até o próximo ano. Os professores da nossa rede de ensino são muito comprometidos, capacitados e estão de parabéns pelo brilhante trabalho que vêm realizando, principalmente nesse momento de pandemia.
Quais ações foram desenvolvidas para valorizar os professores e servidores da área de apoio de Rio Bonito?
Diretamente para os professores, conseguimos implantar o piso salarial nacional e continuamos trabalhando para a obtenção de benefícios que sejam para todas as classes.
Como professora da rede há 25 anos, trabalho pelos meus direitos e reconheço que ainda tenho outros deveres a cumprir.
Nossos professores, além de funcionários, como merendeiras e outros, receberam muitos cursos, tanto no que tange a parte pedagógica quanto na emocional, através de oficinas organizadas pelo nosso Departamento de Ensino e com outros profissionais capacitados.
É o caso da nossa parceria com Eduardo Braga, que foi pároco do nosso município e hoje é coach em Resiliência, altamente capacitado, com mestrado em Roma, e que palestrou para os nossos professores em 2019.
Esse ano, em tempos de pandemia, ele está atuando no projeto chamado "A Essência da Educação", onde atende aos funcionários, alunos e responsáveis pelos alunos da rede municipal. Estamos tendo a preocupação de cuidar do emocional de todos, um grande diferencial do nosso município. Aqui há o acolhimento integral do ser humano!
A Prefeitura de Rio Bonito está preparando um concurso para 260 vagas na área de Educação. Qual a previsão em relação às provas e convocações?
Estamos organizando o concurso público para convocação no próximo ano. As provas deverão acontecer no próximo ano, com todas as condições sanitárias.
Mesmo já tendo sido licitado, houve a necessidade de reorganizar o quadro de vagas e incluir o cargo de cuidador de alunos - mensagem 56 de 2020 -, que está na Câmara Municipal aguardando a aprovação dos vereadores.
Como não há impacto financeiro, espero que seja aprovado em breve, não há porque não ser aprovada.
Há muitos servidores que já estão com idade de se aposentar, por isso estamos deixando um quadro de reserva para cobrir as futuras necessidades.
Mesmo com o concurso, que suprirá as vagas dos funcionários contratados, há necessidade do processo seletivo, que supre, temporariamente, as vagas dos funcionários efetivos que estão de licença, ou não se encontram atuando em suas funções.
Qual mensagem pode deixar para os futuros candidatos do concurso?
Digo para os futuros candidatos do concurso que aproveitem as oportunidades de tantos cursos que estão sendo oferecidos online e comecem seus estudos. Nosso município é muito acolhedor e temos orgulho disso. Sejam bem-vindos!