Concurso Rio das Ostras-RJ: saem gabaritos do segundo dia de provas
A banca organizadora do concurso Rio das Ostras-RJ divulgou os gabaritos das provas objetivas de domingo, 1 de dezembro.
Autor:
Publicado em:02/12/2019 às 11:50
Atualizado em:02/12/2019 às 11:50
Os gabaritos das provas objetivas do concurso Rio das Ostras-RJ foram divulgados nesta segunda-feira, 2. As respostas preliminares, disponibilizadas no site da banca organizadora, são referentes à aplicação de domingo, 1º de dezembro.
Os exames ocorreram nos municípios de Rio das Ostras e Macaé para cargos do edital 02/2019. No período da manhã, foi a vez dos candidatos a auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Secretário Escolar. Já no turno da tarde, a aplicação foi destinada a carreiras de nível superior. A banca e a Prefeitura ainda não informaram o número de faltosos.
Se, após a análise de recursos, resultar anulação de questão, os pontos correspondentes serão atribuídos aos candidatos que não marcaram a alternativa inicialmente dada como certa no gabarito. Independentemente de terem recorrido.
Em ambos os períodos, as provas tiveram quatro horas de duração. Tais exames do concurso Rio das Ostras-RJ foram compostos por 50 questões de múltipla escolha.
As perguntas estavam distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa; Lei Orgânica do Município e Conhecimentos Gerais sobre Rio das Ostras; Matemática; Informática; e Conhecimentos Específicos.
O número de questões por área foi variável conforme a função escolhida. Os participantes serão avaliados de zero a 100 pontos a partir dos acertos na prova, sendo classificado quem obtiver pontuação mínima de 38.
O próximo dia 15 de dezembro será o terceiro e último dia de provas do concurso para Prefeitura de Rio das Ostras. A aplicação será para os cargos do edital 03/2019 e para a Fundação de Cultura (FROC) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
Os cartões de confirmação com os locais de prova, nesse caso, serão divulgados em até cinco dias úteis antes da realização do exame. As avaliações também serão compostas por 50 questões de múltipla escolha.
Além das avaliações do dia 1º de dezembro, o concurso teve a primeira aplicação no dia 24 de novembro. Os gabaritos, nesse caso, já foram divulgados e o prazo para recursos expirado.
Somente serão submetidos a prova prática os participantes ao cargo de motorista, nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2020. Já para contador, professor I e outras carreiras de nível superior (editais 2 e 3) haverá ainda uma avaliação de títulos.
De acordo com o cronograma, os resultados finais estão previstos para 28 de janeiro de 2020, no caso dos candidatos do edital n°1, e 7 de fevereiro para os concorrentes do edital n°2. Os demais editais terão o resultado final publicado em 17 de fevereiro.
As 822 chances do concurso Rio das Ostras-RJ estão distribuídas entre a Prefeitura, Fundação de Cultura (FROC) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Os ganhos são variáveis de R$998 a R$7.186,73.
O município, localizado a 156 km do Rio de Janeiro, contrata pelo regime estatutário, ou seja, que garante a estabilidade empregatícia ao servidor.
Mais de 47 mil pessoas se candidataram ao concurso. De acordo com a banca organizadora, a seleção totalizou 47.515 candidatos nos cinco editais. Esse quantitativo já inclui ampla concorrência e pessoas com deficiência.
O destaque foi o cargo de professor I - 30 horas com 7.849 concorrentes. Em seguida, a função de agente administrativo com 3.463 inscritos. Ao todo, o concurso oferece 822 vagas para todos os níveis de escolaridade.
Para quem tem o nível fundamental, o concurso contempla 51 vagas. Já para o nível médio são 295 oportunidades e somente uma para formados no ensino técnico. Enquanto para os graduados, a seleção traz 495 vagas.
Prefeitura de Rio das Ostras:
Nível fundamental incompleto (antiga 4ª série, atual 5º ano): auxiliar de creche (feminino);
Nível fundamental: auxiliar de secretaria escolar e motorista;
Nível médio: agente administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar educacional, monitor de transporte escolar, monitor escolar, secretário escolar;
Nível técnico: programador; e
Nível superior: analista de sistemas, assistente social, bibliotecário, contador, fonoaudiólogo, médico em diversas especialidades, nutricionista, professor em diferentes disciplinas, tradutor e intérprete de línguas, psicólogo, psicomotricista, psicopedagogo, terapeuta educacional e web designer.