Concurso Rioprevidência está sendo preparado, diz autarquia

Os preparativos do concurso Rioprevidência estão em andamento, segundo a autarquia, mas a seleção ainda precisa ser autorizada oficialmente.

Autor:
Publicado em:04/12/2019 às 07:27
Atualizado em:04/12/2019 às 07:27

Os preparativos para o concurso Rioprevidência seguem em andamento. A autarquia informou à FOLHA DIRIGIDA que a seleção está em trâmite. O processo ocorre internamente e já foi confirmado, em agosto, pelo presidente Sérgio Aureliano.

"O concurso público do Rioprevidência está em trâmite", disse a autarquia na última terça-feira, 3, à FOLHA DIRIGIDA.

Em agosto, o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro afirmou que há a determinação para um novo concurso ainda este ano. No entanto, é possível que a seleção seja realizada somente em 2020. Isso porque, nos últimos meses, a autorização oficial não foi concedida.

A autarquia ainda aguarda o aval da Procuradoria Geral do Estado. Segundo o Rioprevidência: 

"Os primeiros passos legais para a liberação do concurso, como o parecer da PGE quanto às regras do Regime de Recuperação Fiscal, estão adiantados".

Concurso Rioprevidência segue previsto (Foto: Juliana Góes)
Concurso Rioprevidência aguarda autorização 
(Foto: Juliana Góes)

 

Na época, o presidente Sérgio Aureliano informou que o concurso não estava contra o Regime de Recuperação Fiscal, já que as novas contratações são para reposição de vacâncias, que surgiram ainda em 2017.

Ainda segundo o presidente, 50 vagas estão previstas no concurso Rioprevidência. As oportunidades deverão incluir as carreiras de assistente previdenciário, de nível médio, e especialista em previdência social, de nível superior, nos cargos de advogado, economista, atuário e administrativo.

Último concurso Rioprevidência tem cinco anos

último concurso Rioprevidência ocorreu há cinco anos, em 2014. Na época foram oferecidas 85 vagas, sendo 50 para assistente previdenciário (nível médio) e 35 de especialista previdenciário (nível superior). As remunerações oferecidas eram de R$2.866,64 e R$7.095,94, respectivamente.

A banca organizadora foi a Ceperj. Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva (todos os cargos) e prova discursiva (especialista). O exame de múltipla escolha contou com 70 questões para o nível médio e 80 para o superior. 

Inicie seus estudos

Dependendo da carreira, foram cobradas questões de Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico, Direito (Constitucional, Administrativo, Previdenciário e Previdência Social), Legislação Básica e Noções de Previdência Social. O exame teve ainda perguntas de Conhecimentos Específicos para as áreas de nível superior.

Os aprovados foram contratados conforme o regime estatutário, que garante a estabilidade do servidor. O concurso ficou válido até 2018, totalizando quatro anos, após a prorrogação em 2016.

Desta forma, o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro não conta mais com um cadastro reserva de aprovados. Por isso, um novo concurso é necessário para suprir as vacâncias.