A comissão organizadora do concurso Saúde TO se reuniu nesta quinta-feira, 16, para a conclusão dos estudos técnicos do novo edital.
O grupo resolveu pedir uma alteração na Lei n° 2.670/2012, que dispõe sobre Cargos, Carreiras e Remuneração do Quadro da Saúde do Poder Executivo.
O projeto com as alterações foi encaminhado para a Casa Civil, que aguarda o fim do recesso parlamentar para as devidas providências e envio para a Assembleia Legislativa.
Somente com a aprovação do projeto pelo Legislativo, o Governo do Tocantins poderá iniciar o processo de escolha da banca organizadora do concurso, para a Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins (SES TO).
Uma banca será contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, como as provas objetivas.
“Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, todo o estudo foi priorizado e feito por nossa equipe técnica, em conjunto com a Secad, ouvindo representantes dos profissionais e em observância às necessidades dos serviços, para melhor atender os usuários do Sistema Único de Saúde, que compreende mais de 90% da população tocantinense. Estamos dependendo agora de alterações na legislação, para os encaminhamentos posteriores”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Comissão reunida para conclusão dos estudos técnicos do concurso Saúde TO
(Foto: Governo do Tocantins)
Desde 2022, existe uma comissão para analisar a viabilidade do concurso para provimento de cargos do quadro da Saúde.
O governador Wanderlei Barbosa chegou a informar que o concurso ofereceria cerca de 6 mil vagas, sendo aproximadamente 2 mil para médicos.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!
Concurso Saúde TO não tem novos editais desde 2008
O último concurso para contratação de servidores efetivos da Secretaria de Saúde foi aberto em 2008. A oferta foi de 1.218 vagas imediatas mais cadastro de reserva.
As oportunidades foram para cargos de níveis médio, técnico e superior, com remunerações, na época, de até R$3,7 mil.
O concurso incluiu cargos como assistente de serviços de saúde, técnico em enfermagem, médico em diferentes especialidades, enfermeiro, psicólogo, entre outros.
Com organização da Fundação Universidade de Tocantins (Unitins), o concurso foi composto por etapa única: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Os candidatos tiveram que responder a 50 questões, distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa: 15 questões;
- Conhecimentos Gerais: 15 questões; e
- Conhecimentos Específicos: 20 questões.
As provas foram avaliadas em até 100 pontos, com cada questão valendo dois pontos.
Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação.