Concurso Seap PA: secretária confirma edital em junho; 1.646 vagas
Secretária de Planejamento e Administração do Pará afirma que edital do concurso Seap PA será publicado até final de junho.
Autor:
Publicado em:10/06/2021 às 12:23
Atualizado em:10/06/2021 às 12:23
A secretária de Planejamento e Administração do Pará, Hana Ghassan, confirmou a abertura de novo concurso com 1.646 vagas para agentes penitenciários (policial penal). “Até o final deste mês de junho sai um novo edital, da Polícia Penal. Fiquem atentos”, disse a titular da pasta nesta quinta-feira, 10, em suas redes sociais.
O Governo do Pará já tinha afirmado que o edital do concurso Seap PA (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado) seria publicado até o final de junho. O cronograma de inscrições e provas ainda não foi informado.
Tais detalhes estão em definição junto ao Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap), que foi contratado como banca organizadora da seleção. Ele será responsável por aplicar as etapas, como provas objetivas e teste físico.
Todas as 1.646 vagas do concurso serão destinadas a agente penitenciário (policial penal). O cargo tem como requisitos o ensino médio completo e a Carteira Nacional de Habilitação na categoria D ou E (conforme o último edital publicado).
A remuneração inicial dos agentes é de R$2.669,70 mais benefícios. O concurso Seap PA será composto por cinco etapas: Avaliação de Conhecimentos (Prova Objetiva e Discursiva); Avaliação Psicológica; Exame Médico; Prova de Aptidão Física; Investigação de Antecedentes Pessoais.
A primeira etapa consistirá em exames objetivos e discursivos. Os candidatos deverão responder a questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Básicos e Específicos. Veja a distribuição:
Língua Portuguesa;
Lei de Execução Penal;
Noções de Direito Administrativo;
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Direito Penal;
Noções de Direito Processual Penal;
Conhecimentos Específicos.
As informações constam nas normas reguladoras do concurso, publicadas no Diário Oficial do Estado de 14 de maio.
1. Teste dinâmico de barra fixa horizontal: duas repetições, como primeira avaliação para candidatos do sexo masculino, e teste estático de barra fixa horizontal: oito segundos de sustentação, como primeira avaliação para candidatos do sexo feminino;
2. Flexão abdominal sobre o solo com duração de um minuto: 20 repetições para o sexo masculino e 15 repetições para o sexo feminino, como segunda avaliação para candidatos de ambos os sexos;
3. Flexão de braço no solo: 15 repetições para candidatos do sexo masculino, sendo a execução em quatro apoios (mãos e pés) e 12 repetições para candidatos do sexo feminino, sendo a execução em seis apoios (mãos, joelhos e pés), como terceira avaliação para candidatos de ambos os sexos;
4.Corrida com duração de doze minutos: 2.000 metros para o sexo masculino e 1.600 metros para o sexo feminino, como quarta e última avaliação.
Para grávidas, a aplicação dos testes será suspensa. Nesses casos, elas continuarão participando das demais fases do concurso e, caso aprovadas em todas elas, serão chamadas para aplicação do TAF no período máximo de 90 dias após o parto ou fim do período gestacional ou estado de puerpério.
Os classificados no TAF ainda passarão por Avaliação Psicológica; Exame Médico; e Investigação de Antecedentes Pessoais.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Concurso Seap PA ainda tem curso de formação
Os aprovados em todas as etapas do concurso ainda passarão por curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório. A nomeação e posse na carreira ocorrerão depois da conclusão do curso.
Com carga horária de 320 horas, serão realizadas aulas teóricas e práticas na Escola de Administração Penitenciária da Seap PA, nas dependências do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará ou em outra entidade adequada.
Durante o curso, o participante deverá cumprir a frequência mínima de 75% por disciplina, sendo desligado quem não atingir esse percentual mínimo.
Os candidatos serão avaliados por critérios constantes na Ficha de Avaliação de Desempenho Disciplinar, podendo obter nota de zero a dois, na totalidade dos critérios.
Para ser aprovado, será preciso ter grau mínimo de seis na prova final em cada disciplina. Para efeito de classificação final, a média do candidato no curso de formação será resultante da soma das notas finais de cada disciplina dividida pelo número de disciplinas do curso, não podendo ser inferior a sete.