Concurso SED MS: deputado cobra novo edital para efetivos
Há cerca de 30 anos sem realizar concursos SED MS para Educação Especial, deputado capitão Contar cobra um novo edital.
Autor:
Publicado em:01/06/2021 às 16:53
Atualizado em:01/06/2021 às 16:53
O Governo do Mato Grosso do Sul está há cerca de 30 anos sem realizar concursos SED MS para Educação Especial. Os últimos editais foram publicados em 1989 e 1991, diferente de outros estados que realizam seleções para ingresso na área.
Diante do déficit e do tempo sem novos editais, o deputado estadual Capitão Contar (PSL) protocolou nesta terça-feira, 1º, uma indicação para que o governo realize um concurso para efetivos na Educação Especial.
O parlamentar pede que o governo e a Secretaria Estadual de Educação realizem providências para o novo concurso SED MS para contratação de professores graduados na especialidade.
A proposição do deputado conta com o apoio de profissionais da Educação Especial, que apontam a necessidade de novos professores efetivos na área para atender a crescente demanda no Estado e para não ter descontinuidade no trabalho educacional realizado.
“É direito da pessoa com deficiência ter acesso a uma educação inclusiva e de qualidade em todos os níveis do aprendizado. Para isso, é necessário impor requisitos de formação consistentes para o melhor atendimento das necessidades específicas e educacionais de todos”, defende Contar.
De acordo com dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no país. O que representa quase 25% da população brasileira.
Em Mato Grosso do Sul, quando da realização do censo IBGE/2010, havia 526.979 pessoas com deficiência, o que significa 21,50% da população do estado. Verifica-se, portanto, que o Brasil apresenta um elevado índice de pessoas com diferentes tipos de deficiência.
"A realização de concurso público para a contratação de profissionais especializados, possibilita a construção de ações contínuas visando o aperfeiçoamento de estratégias que visam a diminuição de barreiras e a inclusão de pessoas com deficiência", finaliza o deputado.
Inicie sua preparação para o novo concurso da SED MS
A Secretaria de Educação ainda não se pronunciou sobre a abertura do novo concurso para efetivos. Porém, os interessados devem manter os estudos em dia.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
SED MS realiza processo seletivo para área de Tecnologia
À espera de novos concursos, a Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul abriu, no início do ano, processo seletivo para assistente de atividades educacionais – na função de técnico de suporte em Tecnologia. Ao todo, foram disponibilizadas 150 vagas temporárias mais cadastro de reserva.
O cargo exige ensino médio completo, acrescido de curso de qualificação ou formação técnica em Informática. Os técnicos têm como atribuição, por exemplo, auxiliar os segmentos da unidade escolar quanto ao uso de tecnologias da informação e da comunicação e de recursos midiáticos.
Os aprovados atuarão na Secretaria de Educação e nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
O último concurso SED MS para efetivos foi aberto em outubro de 2018. A oferta foi de 1.500 vagas. No nível superior, foram disponibilizadas mil chances para o cargo de professor, nas disciplinas de: Arte; Ciências da Natureza (Biologia); Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História.
Assim como Língua Estrangeira Moderna (Inglês); Língua Portuguesa/Literatura; Matemática; Química; e Sociologia.
Já para a área de Apoio, foram 500 vagas nas funções de agente de merenda, agente de limpeza e assistente de atividades educacionais. Essa última carreira foi destinada a candidatos com nível médio completo, com ganhos de R$1.323,89, na época.
A banca organizadora foi a Funrio. Os candidatos a professores foram submetidos a prova objetiva, discursiva e de títulos. Eles tiveram que responder, na primeira fase, a perguntas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos e Metodológicos e Conhecimentos Específicos.