Concurso Sedes DF: secretária confirma edital com 1.197 vagas

Secretária Ana Paula Marra confirma preparativos para o novo concurso Sedes DF, com 1.197 vagas. Edital este ano!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:06/05/2024 às 09:40
Atualizado em:06/05/2024 às 09:59

A secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Ana Paula Marra, confirmou a realização de um novo concurso Sedes DF, com 1.197 vagas. A oferta será para carreira de Desenvolvimento e Assistência Social.


Do total de vagas, 563 devem ser para técnicos (nível médio) e 634 para especialistas (nível superior). De acordo com a secretária, no momento, a pasta está formando a comissão que vai viabilizar o novo concurso público.


Após a criação dessa comissão e aprovação das regras do concurso, será realizada a licitação para a contratação da banca organizadora.


Segundo Ana Paula Marra, o edital está previsto para este ano, mas ainda não há como precisar uma data.

“Esse concurso vai ser maravilhoso. Há uma expectativa de que ainda neste ano seja publicado o edital. Mas reforço que ainda estamos em fase de composição de uma comissão do concurso e também da divisão de vagas entre as secretarias que abarcam esses servidores. Portanto, não é possível estabelecer uma previsão devido a esses ajustes, há muitas definições a serem feitas. Eu seria irresponsável de colocar aqui um prazo concreto”, ponderou a gestora.

Os aprovados serão lotados nas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Mulher (SMDF). 


As 1.197 vagas estão previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. Recentemente, o governador Ibaneis Rocha atualizou a LDO, autorizando a nomeação de mais de 8 mil servidores.


A mudança foi aprovada pelo Legislativo e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).


> Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Novo concurso DF terá mais de mil vagas no Desenvolvimento e na Assistência Social

(Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília)


Desde 2020, foram nomeados 878 profissionais apenas para a Sedes DF, dentre os 1.129 servidores da carreira aprovados no último concurso, que também foi destinado às três secretarias.


Em março, foi sancionada a reestruturação da carreira da Assistência Social.

“É necessário que sejam feitos concursos frequentemente para manter nossa rede de proteção social e qualificar o atendimento ao cidadão. Eu estou muito feliz com esse concurso, porque nós temos problemas complexos que, com mais servidores, será possível resolver de forma mais fácil. São 1.197 vagas autorizadas para a carreira de Desenvolvimento e Assistência Social. Também é preciso ressaltar, e eu tenho orgulho de ter feito parte disso, esse momento de reestruturação da carreira. Gosto sempre de reforçar que quando o Estado cuida dos servidores, também cuida da população”, enfatizou a secretária de Desenvolvimento Social.

Resumo concurso Sedes DF

  • Instituto: Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal
  • Situação atual: confirmado
  • Banca: a definir
  • Cargos: técnico e especialista
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Vagas:1.197
  • Remuneração: a confirmar

+ Cadastre-se e comece a estudar para concursos gratuitamente!

Último concurso Sedes DF ocorreu em 2018

O último concurso Sedes DF foi realizado em 2018, ainda como Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh).


Foram disponibilizadas mais de mil vagas efetivas em cargos de técnico e especialista. A oferta foi para profissionais com os níveis médio e superior.


A carreira de técnico, por exemplo, teve como requisito o nível médio completo. Foi possível concorrer a postos administrativos, de agente social e cuidador social. O vencimento inicial era de R$2.600.


Já para especialista, de nível superior, as oportunidades foram para: educador social; Direito e Legislação; Pedagogia; Psicologia; Serviço Social; Administração; Ciências Contábeis; Comunicação Social; Economia; Estatística; e Nutrição. 


O salário inicial era de R$3.599,70. Para as carreiras de nível médio, o concurso teve 27.297 inscritos, enquanto para nível superior foram 26.451 concorrentes, totalizando 53.784 candidatos.


O Instituto Brasil de Educação (Ibrae) foi o organizador da seleção e responsável pela aplicação das provas.


As avaliações foram realizadas em dois turnos, conforme os cargos. Pela manhã, das 8h às 12h30, foram realizados os exames dos cargos de especialista (exceto o educador social) e também o de técnico administrativo.


Já na parte da tarde, das 14h30 às 19h, foi a vez dos concorrentes aos postos de educador social e técnico (agente e cuidador social).


No geral, as avaliações tiveram 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 30 Específicos, além de um texto dissertativo.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!


No vídeo abaixo, saiba como estudar para concursos do zero: