Nesta quarta-feira, 6, a partir das 12h, o governador de Alagoas, Renan Filho, fará uma transmissão em suas redes sociais para falar sobre o concurso da Educação.
De acordo com o edital, as provas serão aplicadas nos municípios de Maceió e Arapiraca, a partir das 14h do dia 17 de outubro.
Segundo o Governo de Alagoas, no momento dos exames, os candidatos devem estar munidos de caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente), comprovante de inscrição e documento de identidade original.
"É obrigatório o uso de máscara, bem como o cumprimento de todas as outras medidas de combate ao Coronavírus estabelecidas em edital", diz a Secretaria de Planejamento (Seplag AL).
Os candidatos terão, ao todo, três horas e meia para finalizar as 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 Específicos.
Na parte geral, serão cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa (30), Legislação (dez) e Tecnologias Educacionais e Competências Socioemocionais (dez).
Para ser aprovado, será preciso obter nota igual ou superior a dez pontos em Conhecimentos Gerais, 21 pontos na parte Específica e 36 no conjunto das provas.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Os candidatos aprovados e classificados, de acordo com os limites estabelecidos no edital, serão convocados para o exame de títulos. Essa etapa terá dez pontos no total.
Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido por um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. Nesse período, as convocações serão realizadas.
Saiba tudo sobre a seleção
Órgão: Secretaria de Educação do Alagoas
Cargo: professor (diversas áreas)
Vagas: 3 mil
Requisito: nível superior
Remuneração: R$2.433,95
Banca: Cebraspe
Inscrições: 16 de julho a 20 de agosto
Provas: 17 de outubro
Concurso Seduc AL oferece 3 mil vagas
Ao todo, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas oferece 3 mil vagas para a carreira de professor. As inscrições foram abertas em julho desde ano, sendo encerradas no mês seguinte.
Para concorrer, era preciso ter o nível superior completo. Em alguns casos, era necessária a licenciatura em Pedagogia, porém, na maior parte das vagas, o requisito foi a formação na área.
As oportunidades foram distribuídas por diversas áreas, sendo elas:
Educação Especial (342 vagas);
Anos Iniciais - nível fundamental (141 e apenas para indígenas);
Artes (140);
Biologia (125);
Ciências (71);
Educação Física (214);
Ensino Religioso (29);
Filosofia (88);
Física (223);
Geografia (173);
História (147);
Inglês (194);
Matemática (547);
Português (320);
Química (165); e
Sociologia (81).
Os aprovados serão contratados para a unidade de ensino escolhida, no ato da inscrição. A jornada será de 30 horas, com ganhos iniciais de R$2.433,95.