Concurso Seduc-AM: governo anuncia convocação de 4 mil aprovados

A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas convocará 4.121 aprovados no concurso Seduc-AM ainda em outubro.

Autor:
Publicado em:17/09/2019 às 13:37
Atualizado em:17/09/2019 às 13:37

O governo do Amazonas anunciou o cronograma para convocação de 4.121 aprovados no concurso Seduc-AM, de 2018. A chamada está prevista para ser publicada no Diário Oficial do Estado no próximo dia 21 de outubro.

A expectativa é que profissionais do magistério e técnicos de apoio tomem posse na Secretaria de Estado de Educação no início do ano letivo de 2020. As datas foram passadas em coletiva de imprensa na segunda-feira, 16.

Ao todo, serão chamados 3.619 professores e pedagogos, 108 assistentes técnicos, 390 merendeiros, três assistentes sociais e um engenheiro civil. Os convocados serão para suprir as cargas horárias vagas, oriundas de falecimentos e aposentadorias.

No caso dos professores, os aprovados substituirão os profissionais contratados por tempo determinado. Entre 22 de outubro e 22 de novembro, serão realizados os atendimentos na sede da Seduc-AM, com o recebimento de documentação e encaminhamentos à junta médica pericial do Estado do Amazonas.

De 25 de novembro a 20 de dezembro, as perícias médicas serão feitas para expedição de laudo admissional. As posses e procedimentos de lotação estão previstas para o período de 23 de dezembro 2019 a 15 de janeiro de 2020.

Seduc-AM convocará aprovados no concurso de 2018
(Foto: Divulgação)

 

O início das atividades dos aprovados está marcado para o dia 3 de fevereiro. O secretário de Educação do Amazonas, Vicente Nogueira, destacou que a elaboração do cronograma foi uma determinação do governador Wilson Lima. Os primeiros 312 aprovados no concurso Seduc-AM foram nomeados em agosto.

“Estamos dando continuidade a esse processo porque para nós é fundamental que os concursados preencham essas vagas. Então, já nessa primeira semana de trabalho, viabilizamos um cronograma”, explicou.

Já a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada estadual Therezinha Ruiz, parabenizou o governo e revelou a importância da divulgação do calendário.

“Parabenizo a todo o Governo pela iniciativa e cuidado de tomar essa providência para que pudéssemos dar respostas aos profissionais que aguardavam”, disse.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
Seduc-AM tem pedido negado para contratar temporários sem concurso

Oferta do concurso Seduc-AM foi superior a 8 mil vagas

O concurso para Secretaria de Educação do Amazonas foi aberto em abril de 2018.  A oferta foi de 8.175 vagas. Tais chances foram distribuídas por três editais, nos seguintes cargos:

  • Professor (20h) - 6.499 vagas;
  • Professor (40h) - 597 vagas;
  • Pedagogo - 151 vagas;
  • Pedagogo - 40 vagas;
  • Assistente social - 37 vagas;
  • Bibliotecário - 50 vagas;
  • Contador - 5 vagas;
  • Engenheiro - 7 vagas;
  • Estatístico - 2 vagas;
  • Fonoaudiólogo - 3 vagas;
  • Nutricionista - 40 vagas;
  • Psicólogo - 36 vagas;
  • Assistente-Técnico - 108 vagas;
  • Merendeiro - 600 vagas. 

A seleção registrou o total de 238.593 inscrições. Os salários eram de R$2.166,24, podendo chegar a R$2.366,24.

Os concorrentes foram submetidos a provas objetivas e discursivas; provas práticas e de títulos. O concurso foi marcado por uma série de remarcações dos exames e suspensões pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM).

Em setembro deste ano, a Secretaria solicitou autorização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) para contratar professores temporários sem concursos ou processos seletivos. A meta era preencher os cargos que permaneceram vagos, para Educação de povos indígenas, após o concurso Seduc-AM 2018.

A seleção dos candidatos seria feita apenas pela análise curricular. O conselheiro do TCE-AM, Luiz Henrique Mendes, no entanto, indeferiu o pedido. O Ministério Público, por sua vez, destacou no processo que a Seduc-AM já realizou um acordo este ano para prorrogar os contratos de funcionários temporários por 180 dias.

Além de realizar uma seleção para contratação de professores para as vagas não preenchidas pelo concurso de 2018.