O Sintep, inclusive, classifica esses provimentos como sendo "contratos precários" e afirma que a urgência na realização de concurso público tem se tornado uma pauta recorrente do sindicato.
"As controvérsias sobre o processo seletivo da Seduc MT encobrem os danos reais à educação com a precarização dos contratos de trabalho", diz a categoria.
De acordo dados do governo, o estado conta com 35 mil servidores na Educação, atualmente, sendo 22 mil professores. Desses, 40% são temporários
A categoria revela ainda que, dado o longo período sem concurso, e inúmeras aposentadorias neste tempo, o quadro efetivo da Educação ficou com uma lacuna que compromete a continuidade das políticas pedagógicas.
“Os profissionais contratados contribuem para o INSS, e não para o caixa do MTPrev. A ausência de novas contribuições poderá, em breve, causar um novo buraco no fundo previdenciário, além do aumento de alíquota, já que não haverá recursos para o pagamento das futuras aposentadorias”, comenta o diretor do Sintep-MT, Carlito Pereira Rocha.
Para o Sintep, a médio e longo prazo o cenário previsto é de tragédia do ponto de vista das condições de trabalho.
Folha Dirigida por Qconcursos procurou a Seduc MT para questionar se há previsão de novo concurso público para provimento de cargos efetivos. Até o momento, a pasta não retornou.
Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!
Sintep MT cobra realização urgente de concurso Seduc MT após inúmeras aposentadorias
(Foto: Sintep MT/Edvaldo José)
Fique por dentro dos concursos!
Último concurso Seduc MT ofertou 5.748 vagas
O último concurso público para a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ocorreu há sete anos, em 2017, e ofertou um número expressivo de vagas.
A seleção foi feita pelo IBFC e contou com 5.748 oportunidades, para cargos de professor da educação básica, técnico administrativo educacional e apoio administrativo educacional.
A remuneração inicial dos cargos variava entre R$1.167,12 e R$8.875,13.
Os candidatos foram avaliados por várias etapas. Veja a seguir!
Professor
Primeira Etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Segunda Etapa: prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Terceira Etapa: avaliação didática, de caráter eliminatório e classificatório;
Quarta Etapa: avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Técnico administrativo educacional
Primeira Etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Segunda Etapa: prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Apoio administrativo educacional
Etapa única: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
As provas objetiva e discursiva foram realizadas nas seguintes cidades de: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juara, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop e Tangará da Serra.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!