O secretário estadual de Educação do Piauí, Ellen Gera, anunciou em reunião na terça-feira, 7, estudos para abertura de um novo concurso Seduc PI em 2022. De acordo com ele, no primeiro momento, será feito um levantamento da necessidade de servidores na área.
“Estamos fazendo um estudo interno sobre as novas demandas da educação, avaliando as necessidades que surgiram com o Novo Ensino Médio, com a educação profissional e com os programas de alfabetização em regime de colaboração com os municípios e, a partir dessa análise, poderemos realizar um concurso público para professores”, disse Ellen Gera.
A reunião contou com a presença de membros do Governo nas áreas financeiras e administrativa. Além do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (Sinte). No encontro, também foi discutido o reajuste salarial de 8,84% para a categoria no próximo ano.
A proposta ainda precisa ser encaminhada e aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí.
O último concurso para ingresso de efetivos na Seduc PI (Secretaria de Estado de Educação do Piauí) ocorreu em 2018. A oferta foi para formação de cadastro de reserva para os cargos de professor em diversas especialidades e técnico de nível superior (fonoaudiólogo, psicomotricista e bibliotecário).
A Nucepe foi a banca organizadora. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, discursivas e de títulos. Na primeira etapa, os exames foram compostos por 40 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Básicos e Específicos.
Já na prova discursiva foi necessário elaborar uma dissertação.
Teresina PI também prepara concurso para Educação
A capital do Piauí, Teresina, também prepara um novo concurso para efetivos na Educação. O próximo edital já está autorizado e terá oferta de 1.141 vagas.
Desse quantitativo, 1.114 serão para professores e 27 para a contratação de psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Os requisitos variam entre o nível médio na modalidade Normal (antigo pedagógico), licenciatura e graduação na área e cargo escolhidos.
"Temos um compromisso com a educação de Teresina. É somente através da educação que daremos uma vida melhor para todas as pessoas que moram na nossa cidade. Já autorizei a formação de uma comissão para fazer todas as tratativas sobre o processo do concurso", destacou o prefeito, Dr. Pessoa.
Os salários previstos são variáveis de R$2,4 mil para jornada de 20 horas a R$4,8 mil para 40 horas semanais. Até o momento, está prevista a contratação de professores nas seguintes áreas:
- Religião;
- Educação Artística;
- Educação Física;
- Português;
- Matemática;
- Química; e
- Geografia.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Nouga Cardoso, foi criada uma comissão especial para a definição dessas disciplinas.
"Tão logo assumiu, Dr. Pessoa determinou a contratação de todos os professores que estavam aprovados em concursos para efetivos e que ainda não haviam sido chamados. Também chamou os professores substitutos que haviam sido selecionados. Além disso, autorizou a realização de processo seletivo para 340 vagas de quadros de reserva de professores para que fosse sanada a situação do déficit", explicou o secretário.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Além do Piauí, outras Secretarias de Educação pelo país preparam ou realizam novos concursos públicos. Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve manter a preparação para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!