Ao optar por um processo de posse digital, o governo quer eliminar barreiras geográficas, proporcionando uma experiência mais ágil e eficaz para os futuros profissionais da Educação.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, destacou que os aprovados no concurso devem tomar posse em dezembro. O início dos trabalhos deve ocorrer em janeiro de 2024.
"Estamos comprometidos em modernizar e agilizar os processos administrativos, e a posse digital é um exemplo claro desse compromisso. Além de contribuir para a corte de gastos, essa iniciativa permite que os aprovados se integrem rapidamente às suas novas responsabilidades, sem os desafios tradicionalmente associados a processos presenciais", frisou.
Na terça, 21, representantes da Secretaria de Estado da Administração (Secad) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se reuniram para definir os detalhes operacionais da posse digital, incluindo a documentação necessária, procedimentos online e suporte técnico disponível para os novos servidores.
A MAIOR novidade do mundo dos concursos! Prepare-se para a Black Friday da Folha Dirigida por Qconcursos. Dia 24/11, às 9h. Cadastre-se gratuitamente e concorra a ofertas, prêmios e muito mais. Clique aqui!
Aprovados no concurso Seduc TO terão posse digital
(Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins)
O Governo do Tocantins está empenhado em garantir que esse processo seja transparente, eficiente e acessível a todos os envolvidos.
Os gestores esperam que a iniciativa digital sirva como um modelo inspirador para outros estados, incentivando a adoção de práticas modernas e eficazes no setor público brasileiro.
Concurso Seduc TO oferta mais de 5 mil vagas
O concurso para a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins ofereceu mais de 5 mil vagas, distribuídas entre os cargos de professor regente, coordenador pedagógico, orientador educacional e professor da educação básica na educação indígena.
Todas as oportunidades do concurso Seduc TO foram destinadas a candidatos com nível superior completo. A remuneração inicial chega a R$5.674,35.
No total, a seleção atraiu 35.986 inscritos. Eles foram convocados para as provas objetivas e discursivas, aplicadas no dia 11 de junho.
As avaliações ocorreram nas cidades de Araguaína, Araguatins, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas e Paraíso do Tocantins.
Na etapa objetiva, os candidatos responderam a 60 questões, com cinco alternativas, sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa - seis questões;
- Metodologia de Ensino e Legislação Educacional - oito questões;
- História e Geografia do Tocantins - três questões;
- Matemática - três questões; e
- Conhecimentos Específicos - 40 questões.
Já a prova escrita discursiva foi composta por uma redação, com valor total de 30 pontos.
O prazo de validade deste concurso Seduc TO será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!