Concurso SEE MG: governo anuncia 3 mil convocações ainda este ano

Representantes do Governo de Minas Gerais anunciam 3 mil convocações do concurso SEE MG ainda em 2021. Veja os detalhes!

Autor:
Publicado em:05/08/2021 às 12:55
Atualizado em:05/08/2021 às 12:55

Mais 3 mil aprovados no último concurso SEE MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais), realizado em 2017, serão nomeados ainda este ano. A informação foi destacada por representantes do governo em audiência pública na Assembleia Legislativa na quarta-feira, 4.

O referido concurso é para provimento de cargos das carreiras de especialista e professor de educação básica. De acordo com a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE, Ana Costa Rego, serão 3 mil nomeações ainda em 2021, com lotes de mil na primeira quinzena de setembro, de outubro e de novembro.

Ela acrescentou que, por questões logísticas, esse número representa o máximo que é possível de se fazer no período.

“Essas nomeações, somadas a outras 5 mil já feitas, vão totalizar 8 mil nomeações que foram objeto de compromisso do governador para este ano. Só não as fizemos antes por causa de dificuldades na perícia médica em razão da pandemia”, destacou.

Ana Costa também esclareceu que, com as nomeações desses 3 mil concursados, restarão cerca de outros 2 mil aprovados no edital. Eles deverão ser nomeados a partir do próximo ano depois de reunião com a categoria, além dos excedentes.

Audiência para discutir nomeações do concurso SEE MG
Audiência na ALMG discute nomeações do último concurso para
Educação de Minas Gerais (Foto: Willian Dias/ALMG) 

Para a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Denise de Paula Romano, é necessário ampliar as nomeações.

“O anúncio agora da retomada das nomeações é uma conquista coletiva da categoria. Apesar disso, o número ainda é insuficiente diante dos números de contratos temporários do Estado e da necessidade da área”, afirmou.

O governo optou por escalonar as convocações até o final do ano para evitar aglomerações e contato próximo durante as perícias.

Concurso SEE MG: deputada cobra agenda de nomeações

A deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), destacou que as 3 mil nomeações são importantes para retomar o processo que estava parado.

Porém, ela insistiu para que o governo apresente um cronograma para dar mais previsibilidade a outras nomeações para a categoria.

A parlamentar contextualizou que dispositivos que possibilitavam a contratação temporária foram questionados tanto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) quanto pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Beatriz contou que as duas decisões judiciais ensejaram discussão na ALMG de projeto do governador, o que culminou na sanção da Lei 23.750, de 2020, que estabelece que o Poder Executivo dará prioridade a concurso público para suprir a insuficiência de pessoal.

Apesar disso, a deputada comentou que as nomeações estavam estagnadas. Segundo ela, a folha de pagamento da Secretaria de Estado de Educação de junho deste ano mostra que são 113.039 contratos temporários e 91.264 efetivos na área.

Beatriz ainda destacou que dados demonstram que as nomeações decresceram ao longo dos anos. Em 2017, foram 15.409 nomeações; em 2018, 7.234; em 2019, 3.097; e, até outubro de 2020, 1.153.

“O governo tem tornado regra uma situação que deveria ser excepcional, que á a contratação temporária. A regra para o ingresso no serviço público deve ser o concurso”, afirmou.

Último concurso SEE MG teve oferta de 16 mil vagas

último concurso SEE MG teve oferta 16.700 vagas. O edital foi publicado em 2017. As oportunidades foram distribuídas entre cargos para professores de Educação Básica e especialistas em Educação Básica (orientação educacional/supervisão pedagógica).

A seleção atraiu mais de 130 mil inscritos somente para carreira docente. Para especialistas, por sua vez, foram 47 mil concorrentes. A remuneração, na época, era de R$2.135,64 para jornada de trabalho de 24 horas semanais. 

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 questões. Desse total, dez foram de Português, dez de Matemática, dez de Conhecimentos Didático-pedagógicos e 30 de Conhecimentos Específicos.

Mesmo com a nomeação de todos os aprovados, incluindo excedentes, ainda haveria necessidade de um novo concurso para substituir todos os temporários. Por isso, quem deseja ingressar na SEE MG deve manter os estudos em dia.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse. 

Conheça os cursos e comece já sua preparação!