O governo do Amapá iniciou os preparativos do novo concurso com mais de 2 mil vagas para Secretaria de Estado de Educação (SEED AP). Na quinta-feira, 3, foi constituída a comissão organizadora, que será responsável por acompanhar todas as etapas da seleção.
O grupo tem a seguinte composição:
Secretaria de Estado da Administração – SEAD
- Suelem Amoras Távora Furtado
- Regina Maria de Oliveira Duarte
- Neirian Santos de Quadros
- Lorena Taisa Machado dos Santos
- Dinaldo Pereira da Trindade
Secretaria de Estado da Educação - SEED
- Rita de Cássia da Silveira de Souza
- João Lucas Colares Montagounian
Procuradoria-Geral do Estado – PGE
- Jeane Alessandra Teles Martins Paiva
- Raul Akeyb Custódio Silva
A comissão deve elaborar o edital, verificar a distribuição das vagas, etapas de seleção e conduzir o processo de escolha da banca organizadora.
De acordo com o governador do Amapá, Waldez Góes, “o próximo passo é a contratação das bancas realizadoras dos concursos e, em seguida, o lançamento dos editais”.
O governador ainda nomeou as comissões dos concursos da Secretaria da Fazenda, Detran e Polícia Científica.
“Pode intensificar a preparação. Estamos fazendo a nossa parte para garantir mais oportunidades no serviço público e também na iniciativa privada, com o fortalecimento da nossa Nova Economia. Esse é o ano da retomada. E o Amapá avança como nunca antes”, disse o governador.
Concurso SEED AP terá oferta de 2.022 vagas
Em dezembro, o governador Waldez Góes anunciou que o concurso para SEED AP terá 2.022 vagas. Desse total, 1.589 serão para professor classe C; 150 para pedagogo; 40 para tradutor e intérprete de libras; 167 para cuidador; e 76 para especialista em educação.
A estimativa é que o edital seja publicado neste mês de março.
No início de 2021, após ter ingressado com uma ação civil pública, o Ministério Público do Amapá (MP AP) conseguiu uma sentença favorável que determinou a realização do concurso SEED AP no ano passado. O que acabou não ocorrendo na prática.
Desde 2017, o Ministério Público do Amapá questiona o Estado sobre a contratação indevida de servidores sem concurso público. Os profissionais contratados nessas condições, por exemplo, não recebem cópia dos seus contratos e nem recebem os mesmos direitos dos efetivos.
Conforme o MP, há denúncias de professores que afirmam que entre as consequências estão: salário inferior, supressão de 13º e férias, mesmo desempenhando as mesmas atividades e quantidades de horas que os efetivos.
Em fevereiro de 2020, o órgão obteve uma liminar para que o Estado se abstivesse de realizar novos processos seletivos simplificados, já que no último edital foram oferecidas 254 vagas para contratação temporária.
Tais chances, na época, ainda poderiam ter sido preenchidas com o cadastro reserva do último concurso público para profissionais efetivos da educação no Amapá. Hoje, essa seleção já não está mais vigente.
Último concurso SEED AP para efetivos foi em 2012
O edital do último concurso SEED AP para efetivos foi publicado em 2012. No total, foram disponibilizadas 1.492 vagas, em carreiras dos níveis médio e superior. As remunerações, na época, chegavam a R$2.643,08.
O destaque do concurso foi o cargo de professor, com 1.339 vagas e exigência de nível superior. Com a Fundação Universa como banca, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Foi aplicada ainda uma prova prática para as carreiras de intérprete de libras e instrutor (diversas áreas), além de prova discursiva para pedagogo, especialista e professor.
Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!