Concurso Seeduc-RJ está previsto no Plano Plurianual do Rio

Plano Plurianual (PPA) para o Estado do Rio de Janeiro é aprovado pela Alerj e prevê concurso Seeduc-RJ entre os anos de 2020 e 2023.

Autor:
Publicado em:18/12/2019 às 12:42
Atualizado em:18/12/2019 às 12:42

O Plano Plurianual (PPA) para o Estado do Rio de Janeiro, com as metas e prioridades entre 2020 e 2023, foi aprovado na última terça-feira, 17, pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). A proposta define as diretrizes que orientarão o orçamento estadual nos próximos quatro anos e prevê ainda um novo concurso Seeduc-RJ.

Para entrar em vigor, o texto ainda precisa ser sancionado pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. A reserva no PPA indica que o concurso da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro está previsto até 2023, mas depende do aval do chefe do estado.

Além disso, o texto final do PPA ainda será votado pela Alerj nesta quarta-feira, 18. Dessa forma, as propostas podem sofrer alterações. Até o momento, o documento prevê, para a Seeduc-RJ, uma melhoria na qualidade da educação pública, incluindo orçamento para novos concursos.

O texto traz ainda, como parte das metas para a Secretaria de Educação, um programa para a gestão de pessoas no setor público. Entre as ações está a valorização do desenvolvimento profissional, incluindo, para isso, a realização de um novo concurso Seeduc-RJ.

Concurso Seeduc-RJ está entre as metas do governo até 2023 (Foto: Governo do Estado)
Concurso Seeduc-RJ está previsto para os próximos quatro anos
(Foto: Governo do Estado)

Seeduc-RJ contratará mil psicólogos

Mais de mil psicólogos devem ser contratados pela Seeduc-RJ para atuação em 2020. O governador Wilson Witzel e o secretário de Educação, Pedro Fernandes, decidiram que a rede de ensino contará com um profissional da área por escola.

As informações foram confirmadas à FOLHA DIRIGIDA pela Assessoria de Imprensa da pasta, em outubro deste ano. Como a Secretaria apresenta 1.222 unidades públicas de ensino, a expectativa é que esse seja o número de vagas abertas.

Hoje, a Seeduc-RJ conta com oito psicólogos para atender todas as escolas estaduais. O objetivo, com as novas contratações, é dar suporte psicológico aos estudantes e profissionais que atuam nos colégios.

"Verificamos a importância e necessidade desses profissionais atuando nas escolas. Esses especialistas atuarão de diversas maneiras. Farão atendimento e acompanhamento de alunos e professores, terão a capacidade de identificar e avaliar casos de depressão e ansiedade e outros. Além disso, também poderão realizar palestras de prevenção nas unidades de ensino", disse o secretário Pedro Fernandes.

Questionada pela reportagem sobre o método de contratação dos psicológicos, a Assessoria de Imprensa da Seeduc-RJ descartou a abertura de concurso para efetivos. Ou seja, pelo regime estatutário.

Concurso Seeduc-RJ está previsto

Um novo concurso Seeduc-RJ para o magistério segue previsto. A seleção tem edital confirmado até o final deste ano, mas o documento pode ficar para 2020. O prazo inicial foi passado pelo secretário Pedro Fernandes, em setembro, e confirmado à FOLHA DIRIGIDA pela Assessoria de Imprensa da pasta. 

A seleção terá como objetivo suprir as vacâncias que surgiram após a implementação do Regime de Recuperação Fiscal, assinado com a União em setembro de 2017. O número de vagas ainda não foi revelado. 

A expectativa, porém, é que seja uma oferta expressiva, uma vez que o déficit é de aproximadamente 2 mil professores. De acordo com a Assessoria de Imprensa, o concurso Seeduc-RJ será para professores de todas as disciplinas, conforme as necessidades de cada uma das regionais.

Inicie seus estudos

A remuneração ainda será informada, mas na última seleção, em 2014, o valor era de R$2.371,25 para jornada de 30 horas. Em outubro de 2018, a Seeduc-RJ chegou a confirmar um novo concurso para contratar 1.720 professores, sendo 370 vagas imediatas e 1.350 em cadastro de reserva. 

No entanto, a atual gestão resolveu cancelar a seleção. Em abril deste ano, o secretário Pedro Fernandes reconheceu a existência de carência de pessoal e apontou as maiores vacâncias nas disciplinas de Português e Matemática.

O último concurso para o magistério ocorreu em 2014, com organização da Fundação Ceperj. Na época, foram oferecidas 1.697 vagas nas disciplinas de: Artes, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Filosofia, História, Língua Estrangeira (Inlgês, Espanhol, Francês e Italiano), Sociologia, Física, Geografia, Português, Matemática e Química.