Concurso Seeduc RJ: secretaria anuncia contratação de temporários
No início do ano letivo, a Seeduc RJ informa que contratará professores temporários para suprir parte do déficit da rede de ensino
Autor:
Publicado em:10/02/2020 às 14:13
Atualizado em:10/02/2020 às 14:13
O ano letivo da rede pública de Educação do Rio de Janeiro começa nesta segunda-feira, 10. Para suprir a carência de professores, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc RJ) pretende realizar novos processos seletivos para contratação de temporários.
Em nota enviada à imprensa, a pasta diz que “contratará temporariamente docentes que não são da rede para também ajudar a eliminar qualquer possível falta de profissionais”. De acordo com a secretaria, no início de 2019, mais de 101 mil aulas deixaram de ser ofertadas por déficit de professores.
O objetivo da atual gestão é que os cerca de 700 mil alunos matriculados tenham a grade de docentes completa em todas as escolas. Para isso, a estratégia momentânea da Seeduc RJ é investir nas Gratificações por Lotação Prioritária (GLPs).
Em outras palavras, os professores são pagos para exercer hora extra à jornada estabelecida em seus contratos. A secretaria, como adiantado por FOLHA DIRIGIDA, cadastrou mais de 13 mil professores com carga horária disponível para receber GLPs.
Para tal, estão sendo investidos R$140 milhões. “Desta forma, a Seeduc pretende suprir as carências existentes com os professores da própria rede”, consta em nota encaminhada à reportagem.
A pasta também permitirá que coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais recebam GLPs. Assim, ampliem sua carga horária para ministrar aulas em suas disciplinas de ingresso e habilitação.
“Neste ano letivo, os estudantes vão se deparar com uma realidade diferente. Em 2019 muitas ações foram realizadas e, neste ano, mais investimentos serão feitos para melhorar a qualidade de ensino e infraestrutura das escolas. A educação sempre foi prioridade deste Governo e vamos confirmar este compromisso” afirma o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.
Procurada, a Assessoria de Imprensa da secretaria disse que um novo concurso Seeduc RJ para efetivos segue em tramitação, mas ainda não há um mês exato de quando será aberto.
Sindicato cobra novo concurso Seeduc RJ para efetivos
Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), Alex Trentino, detalhou sobre a necessidade imediata da realização do concurso Seeduc RJ para efetivos.
“O sindicato acha que é uma necessidade imediata do governo fazer concurso para suprir as carências dos professores que se aposentam e falecem. Enfim, há uma carência enorme em várias disciplinas, já que estamos há sete ou oito anos sem abertura de concurso público. Então, essa seleção é urgente e necessária”, explicou.
O dirigente ressaltou ainda que o sindicato realiza diversas audiências com o governo, em que apresenta essa carência de profissionais. De acordo com Alex Trentino, a resposta do secretário Pedro Fernandes é que “no momento, este trâmite precisa da aprovação da Secretaria de Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado, devido ao Regime de Recuperação Fiscal”.
Hoje, conforme dados do sindicato, o maior déficit de profissionais está localizado nos municípios da Baixada Fluminense (Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo) e no Grande Rio (São Gonçalo e Itaboraí).
Segundo o diretor do Sepe RJ, as disciplinas com maior defasagem de professores são Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Química e Física. Diante disso, Trentino apontou a urgência para contratação efetiva de novos profissionais.
“Nós defendemos a abertura de concurso para todas as funções escolares, inclusive no magistério. Dentro da rede estadual, há muitos anos não é feito concurso para merendeira. O último concurso que teve para inspetor de alunos, acho que foi em 2011. Merendeira hoje é um cargo quase que extinto, só tem terceirizados. Faltam porteiros e isso é um problema grave no Rio de Janeiro, visto que a questão da segurança é muito grave no estado. Isso é urgente!”.
A boa notícia é que o concurso Seeduc RJ conta no Plano Plurianual do Rio de Janeiro. A reserva no PPA indica que o concurso da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro está previsto até 2023, mas depende do aval do chefe do Estado.
Seeduc RJ previa abertura de novo concurso em 2019
Em 2019, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro chegou a confirmar que um novo concurso Seeduc-RJ seria aberto. O titular da pasta, Pedro Fernandes, anunciou que o edital seria publicado até o final de 2019. O que não aconteceu.
A meta seria suprir as carências de profissionais que surgiram após a implementação do Regime de Recuperação Fiscal. A secretaria não informou qual seria o número de vagas disponibilizadas.
A expectativa, na época, era por uma oferta expressiva, uma vez que o déficit na rede estadual é de cerca de 2 mil professores. Na última seleção, em 2014, os salários dos professores eram de R$2.371,25 para jornada de trabalho de 30 horas.
Por outro lado, o governo do Rio de Janeiro também confirmou a contratação de mil psicólogos para atuação na Seeduc-RJ em 2020. Foi estabelecido que a rede contará com profissional da área por escola.
Como a pasta tem 1.222 unidades públicas de ensino, a tendência é que esse seja o quantitativo de vagas abertas. Questionada sobre o método de contratação dos psicológicos, a Assessoria de Imprensa da Seeduc-RJ descartou a abertura de concurso para efetivos. Isto é, pelo regime estatutário.