Concurso Sefaz AL: secretários discutem novo edital para auditores

Em reunião, secretários debatem sobre a necessidade de um novo concurso Sefaz AL para auditores.

Autor:
Publicado em:20/01/2021 às 22:58
Atualizado em:20/01/2021 às 22:58

O último concurso Sefaz AL para auditores não deixou cadastro de reserva e, por isso, um novo edital está no radar. A possibilidade de abrir mais uma seleção foi tema de reunião realizada no órgão na tarde desta quarta-feira, 20.

Segundo informações da Secretaria da Fazenda de Alagoas, a ideia é abrir mais vagas tanto para auditor fiscal da receita estadual quanto para auditor de finanças, controle e arrecadação.

Ambas as carreiras exigem o nível superior em qualquer área e foram as mesmas contempladas no edital 2019. Os ganhos são de R$8.264,90 para auditor de finanças e de R$9.471,42 para auditor fiscal.

Na reunião sobre o novo concurso estavam o secretário da Fazenda, George Santoro, com a secretária especial do Tesouro, Renata Santos, o secretário especial da Receita, Luiz Dias, e o superintendente Especial da Receita, Francisco Suruagy, na sede da Sefaz AL, em Maceió.

Já conhece a Folha Cursos? Folha Dirigida agora tem curso preparatório!

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Decisão sobre novo edital deve sair até fevereiro

Como explicou o secretário George Santoro, o primeiro passo para o novo edital é a realização de um estudo sobre a viabilidade para abrir a seleção, que deve ser concluído até fevereiro.

“Como não houve cadastro de reserva no concurso da Fazenda de Alagoas, será necessário realizar novo concurso para suprir essas vagas. Estamos estudando isso e as áreas técnicas da Fazenda até o mês de fevereiro vão acabar o estudo técnico para apresentar ao governador Renan Filho.”

Como destacado por ele, após a finalização dos estudos o novo edital ficará dependendo de autorização do governador. A partir disso, a Sefaz poderá seguir com os trâmites preparativos. 

A Secretaria de Fazenda ressalta que ainda não há a definição de quantas vagas deverão ser abertas e  que isso ocorrerá somente após a finalização do estudo técnico.

Secretários debatem novo concurso Sefaz AL 2021 para auditores
Secretários debatem novo concurso Sefaz AL 2021 para auditores
(Foto: Divulgação/ Sefaz AL)

Último edital não foi o suficiente para suprir vagas

O concurso Sefaz AL 2019, que ofereceu 85 vagas, não foi o suficiente para suprir a necessidade de contratações, devido a alguns servidores terem migrado para outros estados, como informa nota da Sefaz.

“A possibilidade de realização de um novo concurso já é discutida, devido alguns auditores que assumiram recentemente o cargo, optarem por outros estados onde foram aprovados em certames anteriores. Rio Grande do Sul e Bahia nomearam servidores; no Distrito Federal o concurso foi finalizado; já em Goiás, a justiça determinou a nomeação.”

Segundo o secretário George Santoro, com esse quadro de nomeação, a possibilidade é de que auditores que assumiram recentemente na Sefaz migrem para os outros estados. Daí a necessidade de um novo edital.

Mais de 8 mil pessoas fizeram as provas da seleção anterior. Mas todas as 85 aprovadas dentro das vagas imediatas foram convocadas em setembro. 

Último concurso Sefaz AL teve duas etapas de avaliação

Sob organização do Cebraspe, o concurso Sefaz AL de 2019 teve duas etapas, sendo elas: provas objetivas e discursivas. 

A primeira, no modelo "verdadeiro ou falso" tradicional da banca, foi aplicada em quatro horas e meia de duração. Eram 160 questões sobre as seguintes disciplinas:

  • Tecnologia da Informação
  • Português
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Tributário
  • Direito Civil
  • Direito Penal
  • Direito Empresarial
  • Contabilidade Geral
  • Raciocínio Lógico
  • Economia

Já a prova discursiva foi aplicada em três horas de duração e foi composta por dois estudos de caso, para cada cargo. 

Para ser aprovado na objetiva era preciso obter nota igual ou superior a 20 pontos na parte de Conhecimentos Básicos, a 18 pontos em Conhecimentos Específicos e 48 pontos ou mais no conjunto das avaliações.

Já na discursiva foi aprovado quem obtive 15 pontos ou mais. Os classificados foram contratados conforme o regime estatutário.

O material de preparação da Folha Dirigida pode te ajudar:

✔ Smart Planner
✔ Folha Questões
✔ Por Dentro da Prova
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas