Segundo o documento, assinado pelo presidente da entidade, Marcos Antônio da Silva Carneiro, a Secretaria da Fazenda vive um cenário preocupante em razão do grande número de aposentadorias e da redução progressiva do quadro de servidores.
“Temos hoje um quantitativo muito reduzido de auditores fiscais, em torno de 500 em atividade, sendo que mais de 350 estão recebendo abono de permanência e podem se aposentar a qualquer momento”, alerta o sindicato.
Com esse cenário, o sindicato afirma que a Sefaz pode enfrentar sérios riscos operacionais, ficando com apenas 200 auditores em atividade, o que tornaria a gestão de áreas estratégicas, como Arrecadação, Fiscalização e Contabilidade, praticamente inviável.
Além disso, o IAF destacou que a Secretaria da Fazenda já havia reconhecido o déficit de pessoal, em manifestação via processo SEI, no ano passado.
Diante disso, o pedido é para que o governador autorize imediatamente a abertura de concurso público com 150 vagas, permitindo, segundo o sindicato, que novos servidores assumam seus postos ainda em tempo de trocar experiências com os auditores que estão prestes a se aposentar, evitando descontinuidade nas ações da secretaria.
No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!

Novo concurso Sefaz BA é solicitado ao governador para 150 vagas
Foto: Matheus Lens/Governo Bahia)
Tribunal de Contas reforça necessidade de novo concurso Sefaz BA
A pressão por um novo concurso Sefaz BA não parte apenas do sindicato. Em junho de 2024, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE BA) também recomendou a realização de um novo edital para efetivos.
A recomendação foi publicada no Diário Oficial do TCE e acompanhou o parecer favorável à contratação temporária de 75 servidores aprovados em seleção simplificada de 2020.
Na decisão, os conselheiros destacaram a importância da Secretaria da Fazenda adotar providências para garantir a continuidade das atividades, reforçando a necessidade de concurso público.
Além do TCE, o Conselho de Política de Recursos Humanos (COPE), vinculado à Secretaria de Administração da Bahia, já havia defendido a abertura de novo concurso.
Concurso Sefaz BA: relembre os últimos editais
O último concurso para auditor fiscal da Sefaz BA foi realizado em 2019, com oferta de 60 vagas.
As oportunidades foram distribuídas entre as áreas de Administração, Finanças e Controle Interno (24 vagas), Tecnologia da Informação (17) e Administração Tributária (19).
Já em 2022, a secretaria promoveu uma nova seleção, desta vez para o cargo de agente de tributos estaduais, com 49 vagas imediatas. A exigência foi de formação superior completa em qualquer área.
As vagas foram organizadas por áreas de atuação e contemplaram candidatos da ampla concorrência, além de cotas para pessoas negras e com deficiência:
- Administração e Finanças - 14 vagas;
- Tecnologia da Informação (TI) - cinco vagas; e
- Administração Tributária - 30 vagas
Os candidatos a agente de tributos foram avaliados por provas objetivas e discursivas.
11 Passos para criar Mapas Mentais para concursos. Baixe material gratuito aqui!
