Concurso Sefaz CE: secretária prevê edital ainda este ano
Segundo a secretária de Fazenda do Ceará, Fenanda Pocabahyba, um novo concurso Sefaz CE pode ser aberto ainda este ano. Entenda!
Autor:
Publicado em:23/06/2020 às 08:00
Atualizado em:23/06/2020 às 08:00
O próximo concurso Sefaz CE pode ser aberto ainda este ano. A informação foi passada pela própria secretária da Fazenda do Ceará, Fenanda Pocabahyba, durante uma live no canal Conexão SVM, do Diário do Nordeste, na última segunda-feira, 22 - Assista trecho abaixo.
Segundo a secretária, muitos servidores se aposentaram, sendo cerca de 200 saídas nos últimos meses. Desta forma, um novo concurso é cada vez mais urgente para a Secretaria de Fazenda do Ceará.
Mas, diante da pandemia e da queda de arrecadação no estado, é possível que a oferta de vagas diminua. Em 2019, estavam previstas 100 oportunidades.
"Temos muita urgência. Uma coisa é certa, será um concurso pequeno, com poucas vagas, um concurso rápido. Tomara que as coisas melhorem e a gente consiga realizar. Talvez algumas etapas possam se dar ainda este ano para entrar em 2021", disse a secretária.
Mesmo com um número menor de vagas, o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) afirmou, em janeiro deste ano, que é possível que a nova seleção ofereça oportunidades para todos os cargos da Sefaz CE.
Em reunião, no início do ano, a categoria afirmou que a Diretoria Colegiada do órgão cobrou o novo concurso e, na ocasião, a secretária confirmou que o processo seletivo abrangerá todos os cargos.
Desta forma, a seleção poderá contemplar as carreiras de Auditoria (auditor) e Gestão Contábil (analistas). Todas têm como requisito o nível superior completo. Os salários iniciais variam de R$4.784,33 a R$12.906,50, para jornadas de 40 horas.
[tag_teads]
Último concurso Sefaz CE ocorreu em 2006
Para o sindicato, as 100 vagas previstas não iriam suprir a necessidade da Sefaz CE. Com o número menor, antecipado pela secretária na última segunda, 22, o novo concurso pode não ser suficiente.
Ainda de acordo com a categoria, o déficit, em janeiro, chegava a 200 servidores - número confirmado pela secretária na última segunda, 22. Dessa forma, há a possibilidade, com a abertura da seleção, do cadastro de reserva ser usado, dependendo da disponibilidade orçamentária.
"100 vagas é pouco diante da quantidade de servidores que se aposentaram. Foram 11 anos sem concurso", relatou o Sintaf-CE.
A última seleção para efetivos da Sefaz CE foi realizada em 2006. O edital trouxe a oferta de 150 vagas de auditor, 40 para analista contábil-financeiro, 20 para analista jurídico e 60 de analista de tecnologia da informação.
No caso do auditor, os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, com 135 questões (quadro abaixo). O próximo concurso deve manter a mesma estrutura e contar ainda com exames discursivos e de títulos.