Concurso Sefaz ES 2021: perguntas e respostas sobre o edital
Com a publicação do edital do concurso Sefaz ES, confira perguntas e respostas sobre a seleção, que conta com 150 vagas de auditor fiscal.
Autor:
Publicado em:28/05/2021 às 09:00
Atualizado em:28/05/2021 às 09:00
Na última quinta-feira, 27, foi publicado o edital do novo concurso Sefaz ES. Ao todo, são oferecidas 150 vagas na carreira de auditor fiscal, sendo 50 imediatas e 100 para a formação de um cadastro reserva.
Para quem deseja concorrer a uma das vagas, Folha Dirigida traz as principais perguntas e respostas, elaboradas e solucionadas pela comissão do concurso da Secretaria de Estado de Fazenda do Espírito Santo. Confira!
Qual a remuneração do auditor fiscal?
O subsídio inicial é de R$12.492,19.
Qual o requisito para o provimento do cargo?
Curso de nível superior com graduação plena, em qualquer área, devidamente reconhecido pela autoridade competente.
Haverá quantas vagas? Haverá cadastro de reserva?
O concurso visa ao preenchimento de 50 vagas, bem como constituição de cadastro de reserva de 100 vagas, observado o prazo de validade do edital.
Qual será o critério para a escolha da lotação?
Após a nomeação, o candidato optará pelas vagas oferecidas pela Subsecretaria da Receita, prevalecendo como critério de lotação a classificação geral final obtida no concurso, considerando exclusivamente a pontuação obtida.
Qual o prazo de validade do concurso?
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Haverá reservas de vagas? Qual regra será utilizada?
Será respeitado o percentual de 10% para candidatos com deficiências, 17% para negros e 3% para indígenas.
Qual o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição?
Entre as 16h do dia 31 de maio e as 16h do dia 2 de junho.
Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?
Pessoas com Deficiência (PcDs), hipossuficientes, doadores de medula óssea e eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Estado do Espírito Santo, que prestaram serviços nas eleições político partidárias.
Quando será a prova?
A aplicação das provas objetiva e discursiva será realizada em dois turnos, no dia 29 de agosto.
Prepare-se para o concurso Sefaz ES com a Folha Cursos
Existe algum risco de o concurso ser adiado por conta da Covid-19?
Considerando as possíveis implicações relacionadas à pandemia da Covid-19, a data provável da aplicação da prova será confirmada com 30 dias de antecedência, por meio de comunicado a ser publicado no site da FGV.
A prova será toda objetiva ou também haverá questões discursivas?
Além da prova objetiva de Conhecimentos Gerais, com 50 questões, e Conhecimento Específico, com 60 questões, também será realizada prova discursiva.
As provas serão realizadas em dois turnos no mesmo dia?
A parte de Conhecimentos Específicos da prova objetiva será realizada na data provável de 29 de agosto, das 8h às 12h. Já a de Conhecimentos Gerais das provas objetiva e discursiva será realizada no mesmo dia, das 14h30 às 19h.
Quais disciplinas serão cobradas na prova?
Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Matemática Financeira, Direito Empresarial, Constitucional, Administrativo, Civil e Penal, além de Contabilidade Geral.
Conhecimentos Específicos: Auditoria Tributária, Direito Tributário, Legislação Tributária do Espírito Santo, Contabilidade Avançada e de Custos e Tecnologia da Informação aplicada à Auditoria Tributária.
As provas serão realizadas somente no município de Vitória?
As provas serão realizadas, preferencialmente, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Porém, tendo em vista as medidas de distanciamento social, poderão ser aplicadas em municípios próximos à capital.
O candidato aprovado na prova objetiva garante a correção da discursiva?
Não. Somente será corrigida a discursiva dos candidatos, que forem aprovados na objetiva, dentro do quantitativo correspondente a seis vezes o número de vagas disponíveis, levando em consideração as vagas reservadas.
Quais os procedimentos sanitários serão realizados no dia da prova?
Todos os candidatos deverão utilizar máscara de proteção individual, que cubra total e simultaneamente boca e nariz; haverá aferição de temperatura durante a entrada dos candidatos, bem como distanciamento entre as cadeiras dos locais de aplicação.
Recomenda-se também que os candidatos compareçam munidos de álcool em gel, acondicionado em recipiente de material transparente, para uso pessoal. Além disso, não será permitida a utilização dos bebedouros, salvo para encher garrafas e/ou copos em material transparente e sem rótulo. Assim, recomenda-se que cada candidato leve e utilize sua própria garrafa de água.
Confira aqui o edital completo do concurso Sefaz ES 2021!
Resumo do concurso
Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz ES)
Cargos: auditor fiscal
Vagas:150, sendo 50 imediatas e 100 em cadastro de reserva.
Requisito: nível superior em qualquer área
Banca: Fundação Getulio Vargas (FGV)
Remuneração: R$12.492,19
Inscrições: 31 de maio a 5 de julho
Provas: 29 de agosto
Comissão fala sobre o concurso Sefaz ES
Segundo o presidente da comissão organizadora do concurso Sefaz ES, Leandro Kuster, serão adotadas medidas sanitárias para a realização das provas.
"É importante destacarmos que haverá um rigoroso procedimento sanitário no local da realização das provas. As salas de aplicação serão organizadas com redução da capacidade, mantendo-se o distanciamento social, e, durante todo o período de permanência no local, o uso de máscara será obrigatório", disse o presidente e auditor fiscal, Leandro Kuster.
Segundo ele, são esperados cerca de 11 mil candidatos para o concurso Sefaz ES. Os aprovados na seleção poderão escolher a região em que irão atuar, de acordo com a classificação obtida na seleção.
"A partir da classificação, o candidato (aprovado) poderá escolher o local em que ele ficará alocado. A gente tem vagas em várias áreas, sendo a grande maioria na capital", adiantou o presidente da comissão.
Em relação à nomeação dos aprovados, Leandro Kuster adiantou que as chamadas são urgentes, mas dependem do Governo do Espírito Santo.
"A gente sabe que a competência de nomear é do governador, mas acreditamos que, logo após a homologação, teremos a nomeação de pelo menos os 50 aprovados no concurso", revelou o presidente da comissão.
O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, disse estar satisfeito com o andamento do concurso.
"Sabemos que o anúncio de um concurso público, como este da Sefaz, causa muita ansiedade e desperta muita curiosidade das pessoas interessadas. Avalio que a comissão fez um belo trabalho e desejo, desde já, uma boa sorte a todos os candidatos", disse.