Concurso Sefaz MT tem 100 cargos criados que podem favorecer edital
Com edital previsto e iminente, o concurso Sefaz MT tem 100 cargos criados para fiscal de tributos que podem favorecer a seleção. Veja!
Autor:
Publicado em:04/04/2022 às 10:40
Atualizado em:04/04/2022 às 10:40
Com preparativos iniciados e comissão formada, o novo concurso Sefaz MT ganhou ainda mais força. Foram criados 100 cargos de efetivos de fiscal de tributos que poderão favorecer a publicação do edital, além do avanço nos preparativos.
A Lei Complementar Nº 722/2022 que cria os novos cargos foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira, 1º de abril.
As novas funções irão integrar o Grupo Ocupacional Tributação, Arrecadação e Fiscalização - TAF. Mas, o que a criação das vagas impacta o novo concurso?
Impacta em bastante coisa, mas principalmente pelo fato de a própria pasta já havia se manifestado para o fato de que seria necessário um aumento no quadro para a viabilidade da seleção e andamento nos preparativos.
Estima-se, agora, que os trâmites para o próximo edital sejam intensificados e que o edital possa ser divulgado em breve. Com o aumento, a pasta passa contar com 480 fiscais em seu quadro.
O grupo, denominado de comissão especial, foi instituído com o objetivo de promover a organização, acompanhamento e fiscalização de todas as etapas da próxima seleção para efetivos. Ela proverá cargos de fiscal de tributos estaduais.
Ao todo, são cinco servidores que fazem parte da comissão:
Ingrid Zattar Ribeiro - presidente;
Maria Inês de Sousa de Moraes;
Eliel Barros Pinheiro;
Vinicius Jose Simioni Silva;
Rosalina Mamede Sou
Oferta de vagas está definida?
No segundo semestre de 2021, novidades do concurso Sefaz MT foram divulgadassobre a oferta de vagas. Existe a possibilidade de serem ofertadas de 40 a 50 vagas. Inclusive, o edital estava previsto para sair até dezembro, o que não aconteceu.
No entanto, a expectativa é para que esse quantitativo seja maior. Isso porque, em 2020, o Plano de Trabalho Anual previa 100 vagas para a carreira de agente de tributos estadual.
O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, já comentou diversas vezes sobre o concurso Sefaz MT. Ele garante que os estudos estão em fase final, ou seja, bem adiantados.
"Devemos também fazer concurso na área de fiscais de tributos estaduais. Há mais de dez anos que isto não ocorre. No ano que vem, vamos ter uma retomada de alguns certames para áreas carentes do estado", pontuou o secretário.
Gallo não falou sobre quantitativo de vagas ou de quando devem ser iniciados os preparativos da próxima seleção. Sobre o impacto orçamentário com a realização do novo concurso da Sefaz MT, o secretário garante que o crescimento do estado vai favorecer a seleção.
"Teremos dinheiro para pagar. O governador não dá um passo sem que tenha previsão orçamentária e segurança de que aquilo será sustentável a longo prazo".
Sobre o último concurso Sefaz MT
A Sefaz MT não realiza concurso desde 2009, quando ofereceu 85 vagas, sendo 77 para ampla concorrência e oito para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).
Foi de nível superior completo em qualquer área para poder concorrer. O valor inicial da carreira era de R$5.158,11 e a seleção teve a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) como banca organizadora.
Os concorrentes foram avaliados com provas objetivas, aplicada com 100 questões. Deste total, 40 foram de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos, com a seguinte distribuição: