Novo concurso Sefaz TO está previsto? Secretaria explica!

Secretaria da Fazenda do Tocantins fala sobre concurso Sefaz TO em meio à criação de uma Câmara Técnica para viabilizar novos editais.

Autor:
Publicado em:23/08/2021 às 16:30
Atualizado em:23/08/2021 às 16:30

O Governo de Tocantins anunciou a criação de uma Câmara Técnica para viabilizar novas seleções no estado. Diante disso, a possibilidade de um novo concurso Sefaz TO surgiu, já que o órgão não publica um novo edital há, pelo menos, 27 anos.

O último concurso realizado para a Secretaria da Fazenda do Tocantins ocorreu em 1994. De lá pra cá, a pasta viu o seu déficit de servidores crescer, com a saída de auditores por diversos motivos.

Diante disso, Folha Dirigida questionou a Sefaz TO sobre a possibilidade de um novo concurso público em meio à criação da Câmara Técnica. Em resposta nesta segunda-feira, 23, a pasta afirmou que ainda não há previsão para isso.

"O governador autorizou a composição de uma Câmara Técnica para estudo da viabilidade de um concurso geral do Governo do Tocantins. Por enquanto, não há nada definido sobre nenhuma secretaria, inclusive sobre a Secretaria da Fazenda", disse a pasta.

Desta forma, um novo concurso Sefaz TO precisa ser colocado em pauta pelo governo, por meio dos estudos que serão realizados pela Câmara Técnica. 

Inicie seus estudos para concursos Fiscais com Folha Cursos

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Entenda a Câmara Técnica do Governo de Tocantins

Na última sexta-feira, 20, o Governo do Tocantins anunciou a criação de uma Câmara Técnica para viabilizar novos concursos TO.

O grupo ficará responsável pela realização de estudos que possam viabilizar a realização de novos concursos, cujas vagas e cargos ainda não foram anunciados.

A expectativa é que, em breve, novos editais possam ser lançados.

"É autorizada a composição da Câmara Técnica para Mapeamento, Estudos e Prospecções quanto à realização de concurso público para o provimento de cargos das diversas carreiras profissionais vinculadas aos Quadros de Pessoal do Poder Executivo Estadual, sem prejuízo de estudos particularizados já em andamento", diz o documento.

A portaria ainda especifica que a Câmara Técnica terá regras conjuntas de dirigentes dos seguintes órgãos:

  • Secretaria da Administração;
  • Secretaria do Planejamento e Orçamento;
  • Secretaria da Fazenda; e
  • Controladoria-Geral do Estado. 

O documento, porém, ainda menciona que poderão ser convidados a integrar a Câmara Técnica outros órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.

"Realizar um novo concurso é um desejo da atual gestão, mas primeiro foi necessário equilibrar as contas, fazer um ajuste fiscal e nos enquadrarmos de novo na Lei de Responsabilidade Fiscal. Para isso, foi preciso muito trabalho. A composição dessa Câmara mostra que, agora sim, estamos prontos para iniciar uma nova fase, em prol da realização desse concurso que é o sonho de muitos tocantinenses", disse o governador Mauro Carlesse.

Concurso Sefaz TO depende de estudos do governo (Foto: João Di Pietro/Governo do Tocantins)
Concurso Sefaz TO depende de estudos do governo
(Foto: João Di Pietro/Governo do Tocantins)

Concurso Sefaz TO é uma necessidade para a categoria

A realização de um novo concurso Sefaz TO é uma necessidade que vem sendo apontada, nos últimos anos, pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins (Audifisco e o Sindare TO).

Desde 2015, a diretoria das categoria já indica a necessidade da seleção para, pelo menos, 50 vagas de auditor fiscal. O cargo tem o nível superior como requisito e ganhos iniciais a partir de R$17.477,50.

Em 1994, a pasta contava com 120 auditores. Mas, nos últimos anos, o quadro chegou a contar com apenas 50 servidores na função. Diante da necessidade de profissionais, um novo edital é necessário para a categoria.