Concursos Segurança AL: governador confirma novos editais

Governador Paulo Dantas confirma que serão realizados novos concursos Segurança AL até 2026. Confira todos os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:21/07/2025 às 13:53
Atualizado em:21/07/2025 às 14:21

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, confirmou que novos concursos Segurança AL serão realizados até 2026, como forma de combater a criminalidade no estado.


A informação foi divulgada pelo chefe do Executivo por meio das redes sociais, no último domingo, dia 20.


Apesar do anúncio, Dantas não detalhou quantas vagas serão oferecidas, nem quais corporações serão contempladas com os novos editais.

“Vocês podem ter certeza de que 2025 e 2026 serão dois anos em que vamos combater com ainda mais eficiência, eficácia e firmeza a bandidagem aqui no Estado de Alagoas. E vem mais! Porque nós vamos fazer concurso público para você que pretende entrar na área da Segurança Pública".

Vale lembrar que, recentemente, as Polícias Civil e Militar de Alagoas confirmaram o encaminhamento de pedidos de autorização para novos concursos ao governo estadual.


A expectativa agora é de que o governador Paulo Dantas autorize os novos editais, permitindo que as corporações iniciem os preparativos internos.


No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!

Governador Paulo Dantas confirma novos concursos Segurança Alagoas

(Foto: Agência Alagoas)

Concurso PM AL teve 1.060 vagas solicitadas

No início de 2024, o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, revelou que a corporação solicitou ao governador a realização de um novo concurso PM AL para o provimento de 1.060 vagas.


Durante entrevista ao programa Contextualizando, da TV Pajuçara, o comandante explicou que o pedido contemplava oportunidades para soldados e cadetes.

"No ano passado, fizemos uma solicitação ao governador para um estudo de concurso para mil novos soldados e 60 novos cadetes", afirmou.

Na ocasião, a expectativa era de que o Governo de Alagoas se manifestasse sobre o pedido ainda no primeiro semestre de 2024, o que não ocorreu.


Em maio deste ano, o secretário de Segurança Pública do Estado, Flávio Saraiva, também mencionou a possibilidade de um novo edital para a PM AL. Segundo ele, a seleção já contava com o aval da Secretaria de Planejamento do Estado.

Último concurso PM AL teve 1.060 vagas

O último edital da PM AL também ofertou 1.060 vagas nos cargos de soldado e oficial combatente.


A exigência foi o nível médio completo para ambos os cargos, além de:

  • idade entre 18 e 30 anos; e
  • altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).

Organizado pelo Cebraspe, o concurso contou com as seguintes etapas:

  • provas objetiva e discursiva (apenas para oficial);
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • avaliação médica;
  • avaliação psicológica;
  • comprovação documental e investigação social; e
  • exame toxicológico.

Ferramentas que aprovam: confira 8 técnicas para passar no seu concurso!

Concurso PC AL tem pedido para agente e escrivão

Além da Polícia Militar, a Polícia Civil de Alagoas também avançou com o pedido para a realização de um novo concurso público, encaminhado ao governador Paulo Dantas. O número de vagas ainda não foi divulgado.


A solicitação foi confirmada por meio da ata de uma reunião extraordinária do Conselho Superior da Polícia Civil (Consupoc), na qual os conselheiros deliberaram por unanimidade pela necessidade de uma nova seleção para agente e escrivão, ambos de nível superior.


Com o aval do colegiado, o pedido foi oficialmente enviado ao Gabinete Civil, que é responsável por dar prosseguimento ao processo de autorização junto ao governador.


Embora o documento reforce a urgência da seleção, a ata não especifica a quantidade de vagas pretendida para o novo edital.

Últimos concursos da PC AL

O mais recente concurso da Polícia Civil de Alagoas foi realizado em 2023, com 100 vagas para delegado, sendo 50 para provimento imediato e 50 destinadas ao cadastro de reserva.


Já para os cargos de agente e escrivão, a última seleção ocorreu em 2021, sob a responsabilidade do Cebraspe, com 500 vagas, sendo 368 para agente e 132 para escrivão.


Na época, os salários eram de R$3.800 e os candidatos passaram por diversas etapas, como:

  • prova objetiva e discursiva;
  • TAF;
  • prova prática de digitação (para escrivão);
  • avaliações médica e psicológica; e
  • investigação social e exame toxicológico.

Clique e saiba mais!

Carregando...