Concursos Segurança PE devem ser anunciados em abril, diz secretária

Secretária de Defesa Social espera que novos concursos Segurança PE possam ser anunciados no mês de abril. Confira os detalhes sobre vagas!

Autor:
Publicado em:30/03/2023 às 17:21
Atualizado em:31/07/2023 às 04:10

Os novos concursos para Segurança de Pernambuco devem ser anunciados em abril. A informação foi dada pela secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, nesta quinta-feira, 30, durante o Debate Super Manhã, na Rádio Jornal. 

"Esperamos que, agora em abril, possamos fazer o anúncio de novos concursos com muitas vagas". 

De acordo com a secretária, mais de 2 mil vagas estão previstas para a Polícia Militar. No caso do Corpo de Bombeiros, devem ser anunciadas cerca de 300 oportunidades. 

"Serão muitas vagas abertas. Inicialmente, essas duas operativas serão priorizadas, porque sabemos que há uma defasagem significativa em relação ao Brasil. Estamos em 17º lugar em relação aos Estados brasileiros. Nossa meta é ficar entre os 10 em número de efetivo até o fim da gestão e para isso precisaremos de concursos regulares", disse Carla Patrícia.

A titular da pasta anunciou também que o governo de Pernambuco pretende abrir concursos a cada dois anos para a Segurança Pública. 

"Estamos fazendo um planejamento junto com a Secretaria de Planejamento (Seplag) para que, pelo menos, de dois em dois anos tenhamos concursos públicos para as polícias".

Soldados da Polícia Militar de Pernambuco em formação
Forças de Segurança de Pernambuco devem ter novos concursos em 2023 (Foto: Divulgação)

No início de março, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, já tinha se comprometido a realizar novos concursos para as forças de Segurança do Estado. De acordo com ela, é preciso recompor os quadros das corporações. 

Concursos Segurança PE: mais de 4 mil vagas estão cotadas

Em setembro de 2022, o então governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou a abertura de concurso com 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado. 

Confira a distribuição das vagas previstas por corporação e cargos: 

Polícia Militar:

  • 2.400 vagas para soldados (praças);
  • 180 vagas para oficiais.

Corpo de Bombeiros:

  • 400 vagas para soldados (praças).

Polícia Civil:

  • 1.200 vagas para agentes;
  • 300 vagas para escrivães;
  • 50 vagas para peritos papiloscopistas;
  • 47 vagas para delegados.

Polícia Científica:

  • 50 vagas para peritos criminais;
  • 50 vagas para médicos legistas;
  • 60 vagas para agentes de Medicina Legal;
  • 4 vagas para agentes de perícia criminal.  

As chances são para profissionais com os níveis médio e superior. 

Os concursos para Segurança PE eram aguardados para o segundo semestre do ano passado, mas não ocorreram por falta de orçamento. A Secretaria da Fazenda não conseguiu empenhar o orçamento para que as seleções fossem abertas no prazo. 

Os editais já estavam prontos, mas era preciso verba para contratação da banca organizadora. Caberá, agora, à equipe da nova governadora Raquel Lyra seguir com os trâmites.

Último concurso PM e Bombeiros PE foi realizado em 2018

Em 2018, foi publicado o último edital do último concurso PM e Bombeiros PE. Ao todo, foram abertas 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para se inscrever a oficial da PM PE foi preciso ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que apresentar requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores;

  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE tiveram 60 questões sobre Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova foi composta por 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os participantes também foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.