Concurso Sejusp MG divulga comissão organizadora para novo edital

Saiu a comissão organizadora do concurso Sejusp MG, que terá vagas para agente de segurança, agente socioeducativo e assistente executivo.

Autor:
Publicado em:26/05/2020 às 09:16
Atualizado em:26/05/2020 às 09:16

Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 26, a comissão organizadora do concurso Sejusp MG. A seleção vai contemplar as carreiras de agente de segurança penitenciário (policial penal), agente socioeducativo e assistente executivo - auxiliar educacional.

Os cargos fazem parte do quadro do Departamento Penitenciário (Depen MG), vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Os vencimentos atualizados e requisitos ainda não foram confirmados. No caso de agentes, deverá ser exigido nível médio como nas últimas seleções promovidas pela secretaria.

Circula na internet a informação de que os cargos somam mais de 3 mil vagas. Mas segundo informações transmitidas pela Sejusp à FOLHA DIRIGIDA, o número ainda não está confirmado e poderá sofrer alterações por causa da pandemia do novo Coronavírus. 

Resumo do  concurso Sejusp MG

  • Vagas: indefinido
  • Carreiras: agente penitenciário, agente socioeducativo e assistente
  • Status: autorizado

A comissão organizadora é o grupo que ficará responsável por preparar e acompanhar todas as etapas da seleção até o seu término. De acordo com a publicação, o grupo tem dez dias úteis para elaborar o cronograma inicial dos trabalhos.

Ou seja, até o próximo dia 8 de junho deverá ter um planejamento para elaborar o projeto básico, contratar a banca e a previsão para abertura do concurso. Confira a publicação no Diário Oficial:

Concurso Sejusp MG poderá ter mais de 3 mil vagas? Entenda

Nas últimas semanas circularam na internet informações a respeito do número de vagas que serão contemplados no edital. Segundo alguns sites e blogs, a oferta prevista é de 3.117 vagas distribuídas da seguinte forma:

  • 2.420 vagas de agente de segurança penitenciário
  • 427 vagas de assistente executivo de defesa social 
  • 270 vagas de agente de segurança socioeducativo

A reportagem da FOLHA DIRIGIDA procurou a Sejusp para esclarecer a informação. Mas em resposta, a Assessoria de Imprensa disse que os números ainda podem ser reavaliados por causa da pandemia do novo Coronavírus. Confira nota:

“Em razão da pandemia e da situação econômica por ela ocasionada, os números podem ser reavaliados. Portanto, não é possível confirmar a previsão de vagas. Os dados exatos serão disponibilizados em futuro edital.”
 

Cargo de agente penitenciário pode virar policial penal

Um dos cargos contemplados no próximo concurso Sejusp MG é o de agente de segurança penitenciário. Mas a carreira está em processo de transformação por causa da Emenda Constitucional (EC) 104, promulgada ano passado. 

O texto criou a Polícia Penal (PP) em todos os entes federativos. Por isso, está tramitando na Assembleia Legislativa mineira a PEC para regulamentar a PP MG e transformar os agentes penitenciários em policiais penais.

A reportagem da FOLHA DIRIGIDA questionou a Sejusp se o edital do novo concurso será publicado antes mesmo deste projeto ser apreciado na ALMG e se isso poderá afetar a publicação. Mas a secretaria limitou-se a dizer que novas informações serão divulgadas em momento oportuno.

"O concurso para provimento de cargos da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) foi autorizado e teve a comissão organizadora publicada. Novas informações serão disponibilizadas em momento oportuno, em nossos canais oficiais."

O cargo de agente penitenciário exige, até o momento, o nível médio. Segundo dados de 2018, o vencimento inicial corresponde a R$4.098,45 para carga de trabalho de 40 horas semanais.

[tag_teads]

Policiais penais MG
Novo concurso Sejusp MG terá vagas de nível médio
(Foto: Divulgação)

Saiba como foi o último concurso de agente

Antes de ser transformado em policial penal, o último concurso para agente penitenciário foi realizado em 2018. O Depen MG ofereceu 4 mil vagas, mas as oportunidades foram para contratação temporária e em cadastro reserva.

As lotações foram distribuídas por 18 municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte. Além de Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Uberlândia, Divinópolis, Governador Valadares, entre outros.

Os candidatos foram avaliados pelas seguintes etapas:

  • 1ª etapa: Análise de Títulos; Prova Objetiva.
  • 2ª etapa: Avaliação Psicológica.
  • 3ª etapa: Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (Investigação Social).
  • 4ª etapa: Curso Introdutório.