Concurso Semas PA: cronograma das próximas etapas é divulgado
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará divulgou um novo cronograma para as próximas etapas do concurso Semas PA.
Autor:
Publicado em:11/04/2023 às 10:07
Atualizado em:11/04/2023 às 10:07
Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Pará desta terça-feira, 11, nova retificação no edital do concurso Semas PA. Desta vez, a publicação traz um novo cronograma para as próximas etapas da seleção.
O resultado preliminar da prova discursiva deverá ser divulgado no próximo dia 18 de abril, no site do Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional Ltda, o Cetap organizador.
Os candidatos que não concordarem com o resultado poderão interpor recursos entre os dias 19 de 20 de abril, por meio do site da banca. O resultado definitivo deve sair no dia 25 do mesmo mês.
No mesmo dia 25 de abril está prevista a publicação do edital de convocação para o envio da documentação para a prova de títulos. O resultado preliminar da etapa será divulgado no dia 10 de maio.
Os recursos poderão ser feitos entre os dias 11 e 12 do mesmo mês. Já o resultado preliminar do concurso sai no dia 23 de maio e o resultado final do concurso está previsto para o dia 31 de maio.
Concurso Semas PA oferece 136 vagas
O edital do concurso Semas PA foi publicado com uma oferta de 136 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior.
A seleção conta com mais de 30 cargos, espalhados por várias especialidades, distribuídos pelas seguintes funções:
Assistente (administrativo, de informática ou de infraestrutura);
Técnico de laboratório;
Técnico em gestão pública (várias especialidades);
Técnico em gestão de meio ambiente (várias especialidades).
As chances são em cargos que exigem os níveis médio, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$1.215,50 a R$3.104,35, de acordo com a carreira pretendida.
Provas do concurso Semas PA
As provas para o concurso Semas PA foram aplicadas em instituições de ensino localizadas na Região Metropolitana de Belém e nos municípios de Altamira, Marabá, Santarém, Itaituba e Redenção.
Foram aplicadas as provas objetivas e discursivas, ambas com caráter eliminatório e classificatório. Na parte objetiva, os concorrentes responderam a 50 questões de múltipla escolha, versando pelas seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa - 10 questões;
Legislação e Ética no Serviço Público - 5 questões;
Noções de Informática - 5 questões;
Legislação Ambiental - 10 questões; e
Conhecimentos Específicos - 20 questões.
A prova valeu 10 pontos e somente será considerado aprovado o candidato que alcançar, pelo menos, 50% da pontuação total da prova e não obter zero em Língua Portuguesa.
A seleção ainda prevê uma última etapa de avaliação de títulos destinada somente aos cargos de nível superior.
A banca organizadora informou que mais de 21 mil candidatos se inscreveram no concurso da Semas PA para realizarem as provas.
“Hoje demos um passo importante para reafirmar nosso compromisso com a população, bem como mais oportunidades àqueles que desejam atuar na administração pública. A contratação de efetivos, além de melhorar os serviços prestados à sociedade paraense, crescerá, em breve, nossa força de trabalho, o que nos deixa muito entusiasmados, visto que resultará em mais desenvolvimento para o Pará”, disse Elieth de Fátima, titular da Seplad.