Concurso Serpro: Cebraspe é escolhido para edital de temporários
Sem aval para um novo concurso Serpro, o Serviço Federal de Processamento de Dados realizará processo seletivo por meio do Cebraspe.
Autor:
Publicado em:12/03/2021 às 07:25
Atualizado em:12/03/2021 às 07:25
O pedido de concurso Serpro para efetivos segue em andamento no Ministério da Economia. No entanto, enquanto não é autorizado, o Serviço Federal de Processamento de Dados tem uma nova seleção confirmada, inclusive com banca definida.
Conforme publicação no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira, 12, o Serpro definiu o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) como organizador do seu novo concurso Serpro para temporários.
O contrato segue válido até 10 de março de 2023. No entanto, tudo indica que a seleção deva ser aberta ainda este ano. Os cargos e salários que serão oferecidos, assim como os requisitos, ainda não foram revelados.
Com o extrato de contrato publicado, o próximo passo é a publicação do edital.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
Cargos: a definir
Vagas: a definir
Requisitos: a definir
Remuneração: a definir
Banca: Cebraspe
Edital: previsto para 2021
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Concurso Serpro para efetivos foi solicitado ao ME
Em novembro de 2020, o Serviço Federal de Processamento de Dados informou à Folha Dirigida que solicitou um novo concurso Serpro, com vagas para efetivos, ao Ministério da Economia.
A demanda foi enviada à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). Desde então, o órgão avalia a necessidade de um próximo edital.
O número de vagas e os cargos contemplados no pedido não foram revelados. De acordo com o Serpro, tendo em vista que a demanda ainda está sob análise da Sest, é prematura qualquer informação mais detalhada sobre a seleção.
"O Serpro informa que o ofício representa apenas uma solicitação da empresa. Ainda é necessária a avaliação e análise da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). Sendo assim, é prematura qualquer previsão mais detalhada sobre o possível edital", disse.
Veja como foi o último concurso Serpro
Em 2013, o Serpro realizou dois concursos públicos. Um deles ofereceu 22 vagas em cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior, em diversas especialidades.
Só na cidade do Rio de Janeiro, foram abertas 33 oportunidades, em cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior.
O concurso contou com vagas em diversas capitais e ofereceu remunerações de até R$5.836,54 . Quem aplicou as provas também foi o Cebraspe.
O principal cargo era técnico de suporte administrativo, com 46 vagas, sendo cinco na capital fluminense. A única exigência era o nível médio completo.
Já outras funções exigiram cursos específicos relacionados à área ou nível superior completo.
O concurso atraiu 70.980 inscritos. Desse total, 42,4% competiram pelo cargo de técnico com qualificação em suporte administrativo: foram 30.133 inscritos nas 50 vagas disponíveis em 13 cidades.
Já entre os cargos de nível superior, as maiores concorrências foram nos cargos de analista com qualificação em advocacia ou em comunicação social.
Os inscritos foram avaliados por meio de 120 questões objetivas, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
Em comum a todos os cargos estavam as disciplinas de:
Língua Portuguesa;
Estatuto Social; e
Código de Ética.
Algumas funções ainda tinham questões de Conhecimentos de Gestão Pública, Raciocínio Lógico, Inglês e Informática.