Concurso SLU: governo reestrutura carreiras e define número de vagas

Lei publicada pelo governo do Distrito Federal reestrutura carreira de Resíduos Sólidos, o que trará impactos para concurso SLU. Confira!

Autor:
Publicado em:24/11/2020 às 17:50
Atualizado em:24/11/2020 às 17:50

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicou a lei 6.720/2020, que reestrutura a carreira dos servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A medida atinge os cerca de mil trabalhadores da empresa, que passam a ser divididos em três cargos distintos: gestor, analista e técnico.

A nova legislação, republicada na segunda-feira, 23, trará mudanças para o próximo concurso público do SLU, previsto para 2021.

Os cargos de analista, assistente e agente de gestão de resíduos sólidos, de nível superior, médio e básico, respectivamente, passam contar com nova denominação e escolaridades. Veja a seguir:

Como era Como ficou Escolaridade
Analista de gestão de resíduos sólidos Gestor de Resíduos Sólidos Nível superior
Assistente de gestão de resíduos sólidos Analista de Resíduos Sólidos Nível superior
Agente de gestão de resíduos sólido Técnico de Resíduos Sólidos Nível médio

 A lei também determina o quantitativo de vagas para cada cargo. Ao todo, são 135 para gestor, 279 para analista e 968 para técnico de resíduos sólidos. Não há informação do número de postos ocupados e vagos para preenchimento por um novo concurso.

Segundo a gerente de gestão de pessoas do SLU, Patrícia Xavier, houve mudanças nos quantitativos de cargos, ampliando o número de vagas em funções importantes para o órgão.

“O artigo sexto permitiu a conversão de 121 cargos vagos de analistas para 80 de gestores. Isto vai ajudar a criar mais condições para convocar os aprovados no concurso do ano passado”, explica.

Um novo concurso SLU com 100 vagas para nível médio consta na previsão orçamentária de 2021. Conforme informado na Lei de Diretrizes Orçamentária do DF, a oferta seria para assistente de gestão de resíduos sólidos.

Novo concurso SLU está previsto para 2021
Novo concurso SLU está previsto para 2021 (Foto: Divulgação)

Com a mudança na nomenclatura e escolaridade, ainda não há informações se as oportunidades passarão para analista de resíduos sólidos ou se serão mantidas para nível médio, na carreira de técnico.

Folha Dirigida está em contato com a Assessoria de Imprensa do SLU para confirmar esses dados e a oferta do novo concurso público.

Concurso SLU consta no Orçamento de 2021

O SLU chegou a informar que novo concurso estava autorizado pelo governo e constava na previsão orçamentária de 2021. Porém, a portaria que permite sua realização ainda não foi publicada em Diário Oficial.

O aval para o novo concurso SLU será a primeira fase até a divulgação do edital. Como explicado pelo órgão, o Serviço de Limpeza Urbana terá que desenvolver o termo de referência da seleção para contratar a banca organizadora.

Esse trâmite deve ocorrer apenas em 2021, uma vez que o orçamento será disponibilizado no próximo ano. O SLU ainda precisa levar em consideração a Lei Complementar 173/2020, que proíbe o aumento de despesas com pessoal até 31 de dezembro de 2021.

Para receber ajuda emergencial da União e conter os impactos pelo Coronavírus, os estados e o Distrito Federal não podem aumentar o gasto com a contratação de pessoal.

Dessa maneira, os preparativos do concurso SLU poderão ser iniciados em 2021, até mesmo com a publicação do edital. Entretanto, as nomeações dos aprovados devem ocorrer somente em 2022. 

Veja a nota na íntegra sobre o novo concurso SLU:

“O Serviço de Limpeza urbana (SLU) informa que o concurso foi autorizado mas ainda não foi publicada a portaria que permite sua realização. O SLU pretende realizar o concurso, para contratar profissionais de nível médio, mas é preciso levar em conta a Lei complementar federal 173/2020, que proíbe ao aumento de despesas com pessoal até 31/12/2021”.

Resumo concurso SLU DF

  • Órgão: Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
  • Vagas: 100
  • Requisito: nível médio
  • Salário: R$4.480
  • Status: previsto

Concurso SLU DF: último edital saiu em 2019

O SLU DF publicou edital de seu último concurso em 2019. A oferta foi de 150 vagas para analista de gestão de resíduos sólidos. Desse quantitativo, 50 foram para contratação imediata e 100 para cadastro de reserva.

Em março deste ano, o Serviço de Limpeza Urbana anunciou a decisão de anular o concurso para a especialidade Direito e Legislação. Foi aberto, inclusive, o prazo para devolução da taxa de inscrição.

Botão com link para assinatura

Para as demais especialidades, o concurso foi mantido, inclusive com a chamada para as vagas imediatas. Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 120 questões.

No total, foram 50 perguntas de Conhecimentos Básicos - sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos sobre o Distrito Federal e Legislação - e 70 de Conhecimentos Específicos, conforme o programa do edital.

Os selecionados tiveram remuneração inicial de R$5.070 para jornada de trabalho de 30 horas por semana. Todos foram contratados pelo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, que garante estabilidade após o estágio probatório.