Concurso SME Recife PE: prefeito anuncia edital para efetivos
Prefeito João Campos anuncia a publicação do edital do concurso SME Recife PE nos próximos dias. Oferta será para professores efetivos!
Autor:
Publicado em:08/03/2023 às 15:00
Atualizado em:31/07/2023 às 04:10
O prefeito de Recife, João Campos, anunciou que nos próximos dias será publicado o edital do novo concurso para a Secretaria Municipal de Educação (SME). A oferta será de mil vagas para professores em caráter efetivo.
"Se liga que nos próximos dias vamos lançar concurso público! Vamos fortalecer ainda mais a educação do Recife", disse o prefeito em suas redes sociais.
No último sábado, 4 de março, o secretário de Educação, Frederico Amâncio, autorizou a prorrogação da comissão organizadora do concurso por mais 180 dias. O grupo é responsável pelos preparativos do edital e também por acompanhar a execução do processo.
Dessa forma, a estimativa é que o concurso seja concluído nos próximos 180 dias (seis meses). Devem ser disponibilizadas mil vagas, sendo 800 para professor I com atuação na Educação Infantil e no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 200 para professor II com atuação no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
As disciplinas e áreas das vagas ainda não foram divulgadas. De acordo com o secretário de Educação, o concurso SME Recife PE faz parte da recomposição de profissionais devido a expansão da rede de ensino da capital.
Em resposta à Folha Dirigida, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação informou que as provas devem ser aplicadas no primeiro semestre de 2023.
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, anunciou, no dia 3 de março, a contratação de 500 novos docentes temporários. Desse quantitativo, 400 são professores I e 100 professores II.
As vagas contemplam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e foram abertas em processo seletivo no ano passado. Os salários são de R$ 5.661,90 para cumprimento de carga horária de 270 horas/aulas.
“São vagas que serão preenchidas para ajudar no ensino, na qualidade e no acesso. A gente tem um cuidado permanente com a educação do Recife e o trabalhador e trabalhadora da educação são fundamentais neste processo de ensino e aprendizagem. Então, com esse decreto, vamos convocar 500 novos profissionais para a nossa rede e nos próximos dias estaremos lançando o concurso público para professores da Rede Municipal de Ensino do Recife”, destacou o prefeito João Campos.
Último concurso SME Recife PE ocorreu em 2015
O último concurso para ingresso de efetivos na Secretaria de Educação de Recife foi realizado em 2015, com organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A oferta foi de 500 vagas efetivas, sendo 50 reservadas para candidatos com deficiência.
As chances foram para o cargo de agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial, que teve como exigência o nível médio completo. O salário básico, na ocasião, era de R$1.193,37 para uma carga horária de 40 horas semanais.
O concurso teve uma prova objetiva com 50 questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Legislação Específica e Noções de Primeiros Socorros.
Os candidatos ainda realizaram uma redação em gênero dissertativo-argumentativo. O total de pontos da avaliação discursiva foi de 40 pontos.
O exame psicotécnico foi a última fase do concurso, que consistiu na avaliação de características intelectuais, emocionais, motivacionais e de personalidade dos candidatos.