Concurso STJ reúne mais de 45 mil inscritos para analista

O Superior Tribunal de Justiça revelou que mais de 45 mil candidatos estão confirmados no concurso STJ, que terá provas em dezembro.

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:26/11/2024 às 13:07
Atualizado em:26/11/2024 às 14:24

O Cebraspe anunciou que mais de 45 mil candidatos confirmaram participação no concurso STJ, que oferece vagas para analista judiciário.


No total, 45.466 inscritos disputarão a seleção destinada à formação de cadastro reserva. A carreira mais concorrida é a de analista da área Judiciária, com 15.821 candidaturas registradas.


Em segundo lugar na procura está o cargo de analista da área Administrativa, com 13.366 inscritos.


Outra especialidade de destaque é a de inspetor da polícia judicial, que contabiliza 3.665 candidatos. A carreira será a única com aplicação de teste físico.

Além disso, o STJ já confirmou que, futuramente, realizará um novo concurso exclusivo para técnicos judiciários, embora ainda não haja previsão para a publicação do edital.


Leia também:

+ Concurso STJ: saiba como estudar para as provas do Cebraspe

Concurso STJ terá provas no domingo, dia 1º

Com as provas marcadas para 1º de dezembro, os candidatos ao concurso do STJ já podem acessar seus locais de realização dos exames no site da banca organizadora.


O concurso será dividido em provas objetivas e discursivas, ambas com caráter eliminatório e classificatório. Todas as etapas ocorrerão exclusivamente em Brasília, no Distrito Federal.


A prova objetiva seguirá o formato tradicional do Cebraspe, com 120 itens no estilo "certo" ou "errado".

Estrutura da prova objetiva:

  • Conhecimentos Básicos: 50 itens
  • Conhecimentos Específicos: 70 itens

Cada resposta correta valerá um ponto.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Com vagas para analista, concurso STJ reúne mais de 45 mil inscritos

(Foto: Governo Federal)


Veja a seguir os critérios de aprovação:

Ampla concorrência

  • Nota igual ou superior a 15 em Conhecimentos Básicos;
  • nota igual ou superior a 20 em Conhecimentos Específicos; e
  • nota igual ou superior a 40 no total da prova objetiva.

Cotas de negros e/ou índios

  • Nota igual ou superior a 12 em Conhecimentos Básicos;
  • nota igual ou superior a 16 em Conhecimentos Específicos; e
  • nota igual ou superior a 32 no total da prova objetiva.

Ao todo, a prova objetiva valerá 120 pontos. O resultado final desta etapa está previsto para ser publicado em 10 de janeiro.

Prova discursiva

Já a prova discursiva consistirá em um texto dissertativo, de até 30 linhas, valendo até 40 pontos.


É importante destacar que apenas os aprovados nas provas objetivas, dentro dos limites previstos no edital, incluindo os empates, terão direito à correção das redações.


Veja as áreas disponíveis e requisitos do concurso STJ

As oportunidades do concurso para o Superior Tribunal de Justiça são para a formação de cadastro de reserva. Os aprovados serão convocados durante o prazo de validade da seleção.


A remuneração inicial será de R$15 mil mais benefícios.

A oferta está distribuída entre diferentes áreas de analista judiciário. Veja:


Área Administrativa

Sem especialidade

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).


Inspetor de polícia judicial

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Carteira Nacional de Habilitação - Categoria "B".


Área Apoio Especializado

Análise de sistemas de informação 

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na área de Tecnologia da Informação ou de qualquer curso superior acrescido de certificado de Pós-Graduação na área de Tecnologia da Informação de no mínimo 360 horas, todos fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.


Arquitetura

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Arquitetura fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.


Biblioteconomia

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Biblioteconomia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.


Comunicação Social

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Comunicação Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.


Contadoria

Requisito: diploma, Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.


Enfermagem

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Enfermagem, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe


Engenharia Civil

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.


Engenharia Elétrica

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Elétrica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.


Engenharia Mecânica

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Mecânica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.


Medicina – ramo Cardiologia

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Cardiologia no órgão de classe.


Medicina – ramo Clínica Médica

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Clínica Médica no órgão de classe.


Medicina – ramo Ortopedia

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Ortopedia no órgão de classe.


Odontologia – ramo Dentística

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Odontologia, um ano de conclusão de curso de especialista em Dentística, ambos fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e registro no órgão de classe.


Pedagogia

Requisito – Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Pedagogia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.


Psicologia

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.


Suporte em Tecnologia da Informação

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na área de Tecnologia da Informação ou de qualquer curso superior acrescido de certificado de curso de pós-graduação em área de Tecnologia da Informação de, no mínimo, 360 horas, todos fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.


Área Judiciária

Sem especialidade

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.