Superior Tribunal Militar (STM) tem previsão de novo concurso

O Superior Tribunal Militar confirmou que foi iniciado os preparativos para realizar um novo concurso STM para cargos efetivos.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:22/05/2023 às 09:53
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

O Superior Tribunal Militar confirmou que trabalha com a previsão de realizar um novo concurso STM para efetivos. A previsão é de que as vagas oferecidas sejam em cargos da área de apoio, ainda não confirmados.


O órgão já se organiza internamente, mas ainda está nos preparativos iniciais.


Portanto, ainda não é possível estimar prazos, cargos, vagas e mais informações.


+ Governo Lula volta sua atenção à lei geral dos concursos


Vale lembrar que o último concurso STM ainda está vigente. O prazo de validade vai até janeiro de 2024. No entanto, isso não impede a realização de um novo concurso público.


O órgão pode começar os preparativos internamente e até mesmo publicar o edital. No entanto, as convocações de aprovados só serão permitidas após o término da validade do anterior, ainda mais se forem ofertados os mesmos cargos.


Novo concurso STM está no radar do órgão e tem preparativos iniciados internamente.

(Foto: Divulgação)


PL que cria 740 cargos no STM é aprovado


Recentemente, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1.184/15 que pode favorecer os aprovados do concurso STM e também o novo edital, que está no radar o órgão.


A proposta cria 740 cargos na Justiça Militar da União.


O texto do projeto trata do provimento de cargos tanto no STM quanto nos órgãos de primeira instância (auditorias militares sediadas em diversos estados brasileiros).


Concurso STM registrou mais de 80 mil inscritos


Na última seleção foram registradas 87.811 mil inscrições deferidas. O concorrente pôde se inscrever em mais de um cargo, e aproximadamente 40 mil pessoas se cadastraram mais de uma vez. 


O concurso do STM teve o edital publicado em dezembro de 2017. A seleção ofertou 42 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva, com chances para cargos de técnico e analista judiciários em diversas áreas. 


Com ganhos atrativos, a seleção chegou a registrar quase 150 mil inscrições. No entanto, desse quantitativo, 87.811 mil inscrições foram deferidas.