A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia enviou um novo pedido de autorização para concurso Sudam ao Governo Federal. A solicitação visa preencher 59 vagas efetivas.
As oportunidades solicitadas são para níveis médio e superior.
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia enviou um novo pedido de autorização para concurso Sudam ao Governo Federal. A solicitação visa preencher 59 vagas efetivas.
As oportunidades solicitadas são para níveis médio e superior.
O documento encaminhado à ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirma a distribuição das vagas, sendo:
Em abril, Folha Dirigida por Qconcuross já havia antecipado que o pedido para um novo concurso Sudam seria enviado. O órgão, inclusive, já havia informado os cargos, fechando apenas a oferta de vagas.
O ofício já foi encaminhado ao MGI e agora será avaliado, junto aos demais pedidos. Todos os órgãos federais têm até 31 de maio para encaminhar suas solicitações de concurso ao Governo Federal.
Vale destacar que a Sudam é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, assim como a Suframa.
De acordo com a Sudam, o quadro de pessoal atual é de 124 servidores, sendo que 23% estão de abono permanência com previsão de aposentadoria nos próximos cinco anos.
O órgão, portanto, entende que é urgente a realização do novo concurso público para os cargos que estão vagos.
Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia envia pedido de concurso Sudam
(Foto: Governo Federal)
No ofício encaminhado ao MGI, a Sudam informa um cronograma prévio e destaca que a previsão é publicar o edital do concurso em novembro deste ano, em caso de autorização.
Essa previsão é com base em uma possível autorização no mês de setembro.
Se isso acontecer, a comissão seria formada no mesmo mês pela Sudam, enquanto as provas seriam aplicadas em março de 2025.
O documento ainda prevê o resultado final para junho de 2026.
A Sudam e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 2013, divulgaram editais de concurso para o preenchimento de 142 vagas. Na época, o Iades foi o responsável pela seleção,
Especialmente para a Sudam, o edital trouxe 71 vagas para cargos de níveis médio e superior, havendo reserva para pessoas com deficiência.
As chances de nível superior foram para:
Já as chances de nível médio foram destinadas ao cargo de agente administrativo (duas).
Os ganhos foram de R$2.570, para as funções de nível médio, e R$5.081, para as de nível superior.
Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.
Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!