Novo pedido de concurso Susep tem estudos em andamento, diz órgão

Superintendência de Seguros Privados informa que está em andamento um estudo para que possa ser solicitado um concurso Susep neste ano.

Autor:
Publicado em:24/04/2023 às 13:53
Atualizado em:24/04/2023 às 13:53

A Superintendência de Seguros Privados informou à Folha DIrigida que pretende solicitar novamente ao governo federal uma autorização para a realização de um novo concurso Susep

O órgão informa que anualmente envia encaminha a demanda à pasta responsável e que, para 2023, o pedido ainda não foi fechado e segue em estudo.

"Os estudos para a solicitação de concurso desse ano ainda estão em andamento e não temos como informar a quantidade que vagas que será solicitada (...) não há projeção de quantidade ou de período para contratação de pessoal, pois depende da autorização do Ministério", disse a Susep.

Vale lembrar que todos os órgãos federais têm até 31 de maio para enviarem os seus pedidos de concurso público ao Governo Federal. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é atualmente a pasta responsável pela autorização.

À Folha Dirigida, a Susep revelou que em 2022 enviou pedido para aprovação de concurso com interesse de prover 107 vagas no cargo de analista técnico da Susep. Entretanto, a seleção não chegou a receber autorização para a sua realização. 

Segundo a Susep, o objetivo de um novo concurso é justamente amenizar a evasão de servidores em anos anterioresd e a previsão de futuras aposentadorias para os anos seguintes.

Susep soma quase 500 cargos vagos

Em resposta à reportagem, a Susep informou que atualmente conta com quase 500 cargos vagos em seu quadro de pessoal. 

Desse total, são: 305 cargos vagos de analista técnico, de nível superior; e 191 de agente executivo, de nível intermediário (médio).

No entanto, órgão garante que não é garantia de convocação, dizendo:

"Apesar desse total de cargos vagos, esse não é o único parâmetro para solicitação de concurso públicos, pois também é considerado o desenvolvimento tecnológico que tem sido promovido no setor público, assim como o desenvolvimento do mercado de seguros, de previdência complementar e de títulos de capitalização."

susep
Susep poderá ter pedido de novo concurso avaliado pelo Governo Federal.
(Foto: Divulgação)

Em 2021, a Superintendência de Seguros Privados solicitou 294 vagas a serem preenchidas por meio de um novo edital, mas não chegou a confirmar os cargos.

Os pedidos, inclusive, têm sido realizados de forma recorrente, mas sempre sem sucesso. Em 2017, por exemplo, o órgão solicitou 55 vagas para a carreira de analista técnico, de nível superior.

Para essa carreira, as atribuições são as seguintes:

► Desenvolver atividades ligadas a controle econômico, financeiro e contábil das entidades supervisionadas; fiscalizar, controlar e orientar as entidades supervisionadas; analisar a autorização de produtos; implantar sistemas informatizados; prestar suporte técnico e operacional aos usuários; entre outros.

A autarquia federal, que tem sede no Rio de Janeiro e estado costuma concentrar a maior parte das vagas em concursos Susep. No entanto, ainda não é possível prever a distribuição do próximo edital, já que ainda não houve um aval da pasta econômica.

Último concurso Susep foi em 2010

O último concurso para a Susep aconteceui há mais de dez anos, em 2010. Isso quer dizer que receber uma autorização para novo edital é importante para suprir o déficit que perdura há um bom tempo.

O concurso de 2010 ofertou 38 vagas, para o cargo de analista técnico nas seguintes áreas:

  • Controle e Fiscalização;
  • Atuaria;
  • Administração e Finanças; e
  • Tecnologia da Informação.

Na época, o concurso foi organizado pela Escola de Administração Fazendária, a ESAF. A seleção contou com 15.411 inscritos. Os candidatos foram avaliados com provas objetivas, composta por 140 questões de múltipla escolha, contendo as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa – 20 questões
  • Inglês – dez questões
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo – dez questões
  • Direito Constitucional – dez questões
  • Direito Administrativo – dez questões
  • Legislação Básica – 20 questões
  • Conhecimentos Específicos do cargo – 60 questões