Concurso Susep: novo pedido será enviado em abril, diz autarquia

Sem concurso há 14 anos, a Susep informou que vai enviar uma nova solicitação de vagas ao MGI em abril. Saiba mais detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:21/03/2024 às 17:41
Atualizado em:22/03/2024 às 08:43

A solicitação de um novo concurso Susep será encaminhada pela autarquia ao MGI em abril. A informação foi confirmada pela própria Superintendência de Seguros Privados.


A Susep, inclusive, já tinha informado que encaminharia ao Governo Federal um novo pedido este ano. No entanto, ainda não deu detalhes acerca dessa nova solicitação.


De acordo com a Superintendência, o processo ainda está em estudo e, por isso, o quantitativo que será solicitado ainda não foi definido para ser divulgado.

"A Susep está preparando nova solicitação de concurso público a ser enviada ao MGI no mês de abril, mas não é possível prestar nenhuma informação adicional sobre procedimentos que estão em fase de estudo, ainda sem aprovação da Administração", disse a Susep.

Se autorizado, o aval para um novo concurso da Susep virá após 14 anos sem edital. O Ministério da Gestão e Inovação é a pasta responsável por conceder os avais no atual governo.


Inclusive, não só a Susep, mas todos os órgãos federais têm até 31 de maio para encaminhar suas demandas ao MGI. Recentemente, a pasta informou que novos concursos podem ser autorizados ainda em março.


Comece agora a sua preparação! Use o cupom Folha5 e ganhe 5% de desconto na Ilimitada do QC!

Sem concurso, Susep chega a quase 500 vacâncias

Nos últimos anos, a Susep tem encaminhado ao governo pedidos de concurso, mas sem sucesso. Recentemente, a autarquia informou o envio de pedido para um concurso com 107 vagas de analista técnico, cargo de nível superior.


A demanda não chegou a ser autorizada. No entanto, mesmo com o aval, ainda sim a Susep não conseguiria suprir toda a sua necessidade.


De acordo com a Susep, a sua vacância já atingiu a marca de 499 cargos, sendo 307 na carreira de analista técnico e 192 na função de agente executivo, de níveis superior e médio, respectivamente.


Para a autarquia, a realização de um novo concurso é a chance de amenizar a evasão de servidores diante da previsão de futuras aposentadorias para os anos seguintes.


A Susep é uma autarquia federal e tem a sua sede no Estado do Rio de Janeiro, por isso, costuma concentrar a maior parte das vagas em concursos nessa região.


Apesar disso, ainda não é possível prever a distribuição do próximo edital, já que ainda não houve um aval por parte do governo.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!

Sem concurso, Susep prepara envio de novo pedido ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI)

(Foto: Divulgação/Susep)


Com grande demanda de pessoal e sem edital vigente, dez entidades assinaram uma carta aberta e cobraram a realização de um novo concurso Susep.


Afinal, a Superintendência de Seguros Privados está há 14 anos sem edital. A última seleção foi aberta em 2010.

"O pedido de concurso público ainda não foi atendido. Os projetos de desenvolvimento econômico e social que o país reclama e procura atender podem colocar-se a perder, se a atuação da Susep não puder ser exercida em toda a sua eficiência", dizem as entendidas na Carta Aberta.

O documento confirma que, atualmente, a Susep atua com mais de 60% dos cargos vagos.


Segundo consta na carta aberta, o preenchimento dos cargos vagos e dos novos que forem criados é "impostergável e urgente, assim como a valorização dos servidores da Susep".


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Último concurso Susep teve edital em 2010

O último concurso da Susep teve o seu divulgado em 2010, ou seja, já completou 14 anos da sua publicação. A autarquia federal não pode realizar a contratação de novos efetivos, enquanto uma nova seleção não for aberta.


A seleção passada trouxe uma oferta de 38 vagas para o cargo de analista técnico nas seguintes áreas:

  • Controle e Fiscalização;
  • Atuaria;
  • Administração e Finanças; e
  • Tecnologia da Informação.

O concurso atraiu mais de 15 mil inscritos e foi organizado pela Escola de Administração Fazendária, a extinta Esaf.


Todos os candidatos do último concurso da Susep foram avaliados com provas objetivas, composta por 140 questões.


Veja as disciplinas que foram contempladas no edital passado:

  • Língua Portuguesa – 20 questões;
  • Inglês – dez questões;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo – dez questões;
  • Direito Constitucional – dez questões;
  • Direito Administrativo – dez questões;
  • Legislação Básica – 20 questões; e
  • Conhecimentos Específicos do cargo – 60 questões.

Fique por dentro dos concursos!