"Pretendemos fazer concurso" TCE PI, diz presidente eleita
Com os trâmites para o novo concurso TCE PI retomados, a nova presidente do órgão, Lilian Martins, afirma que pretende realizar a seleção.
Autor:
Publicado em:27/10/2020 às 08:01
Atualizado em:27/10/2020 às 08:01
No último dia 16, a conselheira Lilian Martins foi eleita, por unanimidade, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Ela atuará durante o biênio 2021/2022. Em sua gestão, ela pretende realizar o novo concurso TCE PI.
Em entrevista ao portal O Dia, publicada na última segunda-feira, 26, a presidente afirma que o órgão precisa de mais pessoal. Para isso, o concurso está na pauta do Tribunal.
"Para desempenhar ainda mais satisfatoriamente o nosso trabalho, precisamos, sim, de mais pessoal e de um orçamento que possa atender às nossas necessidades, porquanto o que temos não é suficiente. Precisamos e pretendemos fazer concurso, mas dentro da austeridade fiscal que pregamos, observando as finanças do Estado e cumprindo, rigorosamente, a Lei de Responsabilidade Fiscal", disse ao O Dia.
Desta forma, a comissão responsável pela seleção pode retomar os trabalhos. Com isso, o próximo passo deve ser a definição da banca organizadora, já que o processo foi suspenso, no meio do ano, quando estava nesta etapa.
No nível superior, a seleção contará com uma oportunidade na carreira de auditor de controle externo, na área de Engenharia.
Já o nível médio terá a maior oferta de vagas. Serão cinco oportunidades apenas para o cargo de assistente de administração.
Além disso, o edital do TCE PI contará com formação para cadastro de reserva, que poderá ser usado durante o prazo de validade do concurso.
Este será o primeiro concurso para o cargo de assistente de administração. A carreira foi criada em 2013, após uma alteração na Lei Ordinária 5.673, no dia 5 de novembro daquele ano (Lei 6.435).
Saiba tudo sobre a seleção!
Órgão: Tribunal de Contas do Piauí (TCE PI)
Cargos: auditor de controle externo (Engenharia) e assistente de administração
Vagas:seis mais cadastro reserva
Requisito: níveis médio e superior
Banca: a definir
Remuneração: a definir
Status: em processo de escolha da banca
Último concurso TCE PI tem seis anos
O novo concurso TCE PI será realizado após seis anos da publicação do último edital. Em 2014, a seleção teve a Fundação Carlos Chagas (FCC) como organizadora.
Na época, foram oferecidas 11 oportunidades nos cargos de: assessor jurídico, auditor fiscal de controle externo, bibliotecário, enfermeiro, jornalista, médico e pedagogo.
Os salários variaram de R$3 mil a R$8.500. Para concorrer, era necessário ter o nível superior completo.
Todos os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, com questões de acordo com o cargo, sendo elas:
Assessor jurídico
Português;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Civil; e
Hermenêutica Jurídica.
Auditor fiscal de controle externo - área comum
Português;
Matemática e Raciocínio Lógico Matemático;
Direito Constitucional;
Direito Civil; e
Direito Empresarial.
Bibliotecário, enfermeiro, jornalista, médico e pedagogo
Português;
Fundamentos de Direito Constitucional, Administrativo e Civil; e
Legislação Aplicável ao TCE-PI e ao Servidor Público Estadual.
Os inscritos nas funções de assessor jurídico e auditor fiscal de controle externo também responderam a questões de Conhecimentos Específicos I, com itens das seguintes disciplinas:
Assessor jurídico
Direito Empresarial;
Direito Penal;
Direito Tributário;
Controle Externo;
Direito Previdenciário;
Ciências das Finanças e Direito Financeiro;
Licitações e Contratos Administrativos; e
Direito Processual Civil.
Auditor fiscal de controle externo - área comum
Direito Administrativo;
Direito Tributário;
Direito Previdenciário;
Auditoria Governamental;
Administração Pública;
Contabilidade Geral;
Contabilidade Aplicada ao Setor Público,
Ciências das Finanças e Direito Financeiro; e
Controle Externo.
Já os candidatos ao cargo de jornalista também foram avaliados por meio de duas questões discursivas específicas e uma redação.
A nota final do concurso foi a soma total dos pontos obtidos em todas avaliações aplicadas para os cargos. Os aprovados foram convocados e contratados pelo regime estatutário.