Concurso IBGE terá editais em novembro e provas em janeiro

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revela prazo para edital, provas e resultado final do concurso IBGE, com 9.580 vagas temporárias.

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:23/10/2025 às 13:55
Atualizado em:23/10/2025 às 14:28

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anunciou nesta quinta-feira, 23, que o seu novo concurso IBGE deve ter editais publicados em novembro. A oferta será para 9.580 vagas temporárias.


A expectativa é que seja divulgado um edital por cargo, sendo um com 8.480 vagas de agente de pesquisas e mapeamento (APM) e outro com 1.100 vagas de supervisor de coleta e qualidade (SCQ).


Além disso, segundo o IBGE, as provas estão previstas para janeiro de 2026, com a divulgação do resultado final em março do mesmo ano.


O concurso para temporários tem como objetivo reforçar a capacidade operacional e garantir a continuidade das pesquisas estatísticas e geográficas de abrangência nacional. 

IBGE abrirá quase 10 mil novas vagas temporárias

(Foto: GOV BR)


“O processo para temporários é fundamental para o funcionamento das pesquisas estatísticas e geográficas do país. Ele permite a contratação de profissionais que atuam na coleta de dados atualizados e de alcance nacional”, disse o presidente do Instituto, Marcio Pochmann.

Segundo o presidente, para os participantes, o processo representa uma oportunidade de qualificação profissional e experiência técnica.

"Em síntese, o processo reforça o papel do IBGE como instituição estratégica para o desenvolvimento nacional, ampliando sua capacidade operacional e fortalecendo o Sistema Estatístico e Geográfico Brasileiro", completou.

Concurso IBGE terá oferta para cargos de nível médio

Ao todo, a oferta será 9.580 vagas temporárias, a serem distribuídas pelos seguintes cargos de nível médio:

  • agente de pesquisas e mapeamento: 8.480 vagas; e
  • supervisor de coleta e qualidade: 1.100 vagas.

O destaque do concurso estará na distribuição dessas oportunidades.


Segundo o Estudo Técnico Preliminar (ETP) da seleção, as vagas serão distribuídas por 530 municípios. Os nomes das cidades, no entanto, ainda não foram divulgados.


A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi contratada como a banca organizadora do concurso. Ela ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.

Candidatos serão avaliados por provas objetivas

Ainda que seja uma seleção para temporários, os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.


O exame terá duração total de quatro horas e será composto por 60 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma resposta correta.


O conteúdo programático ainda não foi divulgado. As informações sobre as provas constam no ETP, ao qual o Qconcursos Folha Dirigida teve acesso.


ATENÇÃO: editorialmente, Qconcursos Folha Dirigida utiliza o termo concurso público sempre que uma seleção é ou pode ser composta por provas objetivas.

Concurso IBGE para temporários será o 'maior da história'

Em vídeo divulgado em agosto, o presidente do IBGE celebrou o aval do novo concurso de temporários e destacou que esta será a maior seleção desse formato já realizada pela autarquia.

“O Diário Oficial trouxe a notícia de que, com a autorização do governo do presidente Lula, por meio do Ministério do Planejamento e Orçamento e do Ministério da Gestão e Inovação, o IBGE está autorizado a realizar um concurso para 9.850 novos servidores temporários — o maior já feito pelo instituto. É com esse conjunto de boas notícias que estamos construindo uma instituição à altura dos desafios contemporâneos, em plena Era Digital”, afirmou Pochmann na ocasião.

Já o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, destacou que a nova seleção reforçará o trabalho do IBGE em todo o país, especialmente nas superintendências estaduais e nas mais de 500 agências do instituto.

“Recebemos essa autorização com muita alegria, pois esses profissionais estão na linha de frente do IBGE — visitando domicílios, conversando com a população e coletando informações que retratam a realidade do Brasil. Com essas contratações, vamos fortalecer a atuação nacional, garantindo que cada dado produzido represente com fidelidade a vida dos brasileiros e sirva de base para políticas públicas mais justas e eficazes”, declarou Malheiros.

De acordo com a portaria de autorização, publicada em agosto deste ano, os aprovados serão contratados pelo prazo inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação, desde que não ultrapassem o limite de três anos estabelecido em lei.


No entanto, em outras seleções, o IBGE já adotou uma sistemática diferenciada: os contratos têm vigência de 30 dias, mas podem ser prorrogados sucessivamente, sempre de acordo com a necessidade do trabalho e a disponibilidade de recursos orçamentários.

Clique para saber mais

Carregando...