Concurso TCE PR: tribunal inicia estudos para novo edital

Em resposta à Folha Dirigida, órgão confirma estudos para analisar a possibilidade de um novo concurso TCE PR, no médio prazo. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:18/05/2023 às 10:11
Atualizado em:18/05/2023 às 13:17

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná informou à Folha Dirigida que iniciou estudos para analisar a possibilidade de um novo concurso TCE PR, no médio prazo. O crescente número de aposentadorias acendeu o alerta do órgão para os preparativos do próximo edital. 


De acordo com o tribunal, os estudos ainda estão no começo e não há previsão para publicação do edital e realização das inscrições e provas, por enquanto. Veja a nota na íntegra enviada à reportagem:


“O TCE-PR está analisando a possibilidade de realizar, a médio prazo, concurso público, tendo em vista as aposentadorias. Estudos ainda estão no início e não existe nenhuma previsão de data para o concurso”.


Em fevereiro, ao assumir a presidência do TCE do Paraná para o biênio de 2023 e 2024, o conselheiro Fernando Guimarães listou as prioridades para sua gestão. Entre elas, está o planejamento de um novo concurso público


A proposta inicial é que a oferta seja para a carreira de auditor de controle externo, cujo requisito é o nível superior em áreas a serem especificadas no edital. A remuneração inicial é de R$11.128,07, podendo chegar a R$22.964,84 com as progressões. 


TCE PR começa estudos para novo concurso público

(Foto: José Fernando Ogura/AEN)


Os servidores ainda têm direito a benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio-saúde e auxílio-creche.


O tribunal ainda não revelou sobre o número de vagas. Tal detalhe está em discussão internamente. 


Último concurso TCE PR ocorreu em 2016


Há sete anos, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizou seu último concurso. Na época, o edital trouxe a oferta de 12 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva, para analistas de controle nas áreas de:

  • Administração;
  • Arquitetura;
  • Atuarial;
  • Jurídica;
  • Comunicação Social;
  • Contábil;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Elétrica;
  • Tecnologia da Informação.

A banca organizadora foi o Cebraspe. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas. 


Foram cobradas 100 questões na parte objetiva sobre Conhecimentos Básicos e Específicos. Já na parte discursiva foram exigidas quatro questões e um parecer sobre os Conhecimentos Específicos do cargo/área.