Concurso TCE RJ reiniciará estudos sobre cargos, vagas e banca

Tribunal de Contas terá novos estudos para o concurso TCE RJ sobre vagas, cargos, áreas e banca organizadora. Entenda!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:27/11/2025 às 12:23
Atualizado em:27/11/2025 às 12:23

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro reiniciará os estudos para abertura de um novo concurso TCE RJ para auditor de controle externo. O assunto foi abordado na sessão plenária de quarta-feira, 26.


A conselheira do tribunal e presidente da comissão organizadora do concurso, Andrea Siqueira Martins, explicou que, no momento, os preparativos estão em fase de distrato com a banca organizadora.


O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi contratado em 2024 como organizador do concurso. Desde então, foram identificadas falhas na minuta do edital, inadequação do conteúdo programático e audiência de clareza sobre recursos de prova.


Além disso, desde que o concurso recebeu aval, em 2023, o TCE do Rio de Janeiro registrou aposentadorias e saídas de auditores em seu quadro, o que aumentou a necessidade além das 40 vagas autorizadas.

"A IBFC, atual organizadora, concordou com o distrato amigável. A fundamentação para esse distrato foi justamente esse período muito extenso entre o início dos estudos preliminares e a data atual, justamente porque houve alterações na demanda da própria Secretaria Geral de Controle Externo, por exemplo, com relação ao número de vagas, tendo em vista as aposentadorias que foram efetivadas durante esse período", disse a presidente da comissão.

Reta final da Orange Fever com cupom exclusivo e desconto especial. Acesse e garanta o seu!

TCE do Rio de Janeiro terá novos estudos sobre o concurso público

(Foto: Divulgação)


Andrea Siqueira também destacou que houve mudança da gestão do Tribunal de Contas e também nos membros da comissão organizadora.

"Mas a principal fundamentação para que façamos o distrato neste momento é justamente a necessidade de novos estudos. Há realmente uma demanda nova em face das aposentadorias que ocorreram durante esse período com relação ao número de vagas e também as especialidades que serão contempladas no próximo concurso", afirmou.

Desta forma, a comissão deve conduzir novos estudos para definir o número de vagas, áreas e também a banca organizadora do concurso.

"Me comprometo a dar maior celeridade possível para que possamos reiniciar esses estudos com a escolha de uma nova organizadora, o reinício do procedimento", concluiu Andrea.

Presidente destaca importância do novo concurso TCE RJ

Também na sessão plenária de quarta, 26, o presidente do TCE RJ, conselheiro Márcio Pacheco, destacou a importância do concurso público e dos trabalhos da comissão organizadora.

"É fundamental o concurso para auditor. Os quadros desta Casa são de uma excelência absurda. (...) Todos defendem que o concurso seja o mais rápido possível. Da época em que o conselheiro Graciosa presidiu a Casa (de 2001 a 2006) até hoje caiu pela metade o número de auditores de controle externo por conta, obviamente, da ausência de concursos, aposentadorias e mudança de quadro. Então faz-se necessário o reforço qualitativo e quantitativo", frisou o presidente.

O concurso TCE RJ foi autorizado em julho de 2023, pelo Conselho Superior de Administração do órgão, para provimento de 40 vagas para analista de controle externo (atual auditor). Em outubro do mesmo ano, foi formada a comissão organizadora da seleção.


Em 2024, o IBFC foi contratado como banca organizadora e, em abril deste ano, o TCE RJ realizou mudanças na distribuição das vagas do concurso.


O órgão incluiu a área Organizacional na oferta. Com isso, as 40 vagas para o cargo passaram a contar com a seguinte divisão:


Área de Controle Externo

  • Controle Externo: 7 vagas;
  • Ciências Contábeis: 10 vagas;
  • Direito: 10 vagas;
  • Engenharia Civil: 4 vagas;
  • Tecnologia da Informação: 2 vagas; e
  • Ciências Atuariais: 2 vagas.

Área Organizacional

  • Tecnologia da Informação: 5 vagas.

Regulamento confirma requisitos do concurso TCE RJ

Também em abril de 2025, o TCE do Rio de Janeiro publicou o regulamento do concurso com detalhes sobre os requisitos e etapas de seleção.


Segundo o documento, no caso da especialidade de Controle Externo, para se candidatar será possível ter o nível superior completo em qualquer área de formação.


Para as demais áreas, será aceita somente a graduação na respectiva especialidade.


No caso da área de Controle Externo, em qualquer uma das especialidades, também será necessário comprovar pelo menos dois anos de prática profissional.


Em junho, o regulamento do concurso foi atualizado e flexibilizou as regras para a comprovação da prática profissional para auditor na área de Controle Externo.


Agora, o estágio supervisionado também será considerado como experiência. A medida busca que mais pessoas fiquem aptas a participar do concurso público.


A remuneração inicial para o cargo de auditor ultrapassa R$13 mil, considerando uma jornada de 40 horas.


Etapas do concurso também estão pré-definidas

De acordo com o regulamento, o concurso TCE RJ será composto pelas seguintes etapas:

  • prova objetiva;
  • prova discursiva; e
  • avaliação de títulos.

A prova objetiva consistirá em duas partes: Conhecimentos Básicos e Específicos.


Já a prova discursiva trará questões sobre as disciplinas relacionadas aos Conhecimentos Básicos e Específicos, além da elaboração de peças de natureza técnica relacionadas com Conhecimentos Específicos.


Na avaliação de títulos serão considerados documentos que comprovem a formação acadêmica em nível de pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).


Com os novos estudos para o concurso TCE RJ, não há informações se essa estrutura será mantida.

Último concurso TCE RJ foi realizado entre 2021 e 2022

O último concurso do TCE RJ teve edital divulgado em dezembro de 2021. As etapas foram realizadas durante o ano de 2022.


A oferta foi de 20 vagas imediatas para técnico e analista de controle externo (atual auditor).


Foram disponibilizadas dez vagas para cada cargo (técnico e analista), com exigência de níveis médio e superior, respectivamente.


Para analista, as oportunidades foram para quem tinha habilitação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou em curso superior correlato, na área de Informática e Tecnologia da Informação.


O concurso foi composto por provas objetiva e discursiva. Veja os detalhes a seguir.

Técnico do TCE RJ

A prova objetiva do técnico do TCE RJ contou com 150 questões, sendo 60 de Conhecimentos Básicos e 90 Específicos. A estrutura foi a seguinte:


Conhecimentos Básicos - 60 questões

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional; e
  • Legislação Específica.

Conhecimentos Específicos - 90 questões

  • Administração Orçamentária e Financeira (AFO);
  • Controle Externo da Administração Pública; e
  • Noções de Contabilidade Pública.

Já a prova discursiva consistiu em três questões a serem respondidas em até 20 linhas. O tema foi ligado a Conhecimentos Específicos.

Analista de Controle Externo

Por sua vez, a prova objetiva do analista do TCE RJ cobrou 200 questões, sendo 100 de Conhecimentos Básicos e 100 Específicos.


Conhecimentos Básicos - 100 questões

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Direito Administrativo; e
  • Direito Constitucional.

Conhecimentos Específicos - 100 questões

  • Análise de Dados e Informações;
  • Banco de Dados;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Engenharia de Software; e
  • Infraestrutura;
  • Segurança da Informação.

Já a prova discursiva foi composta por três questões, a serem respondidas em até 20 linhas, e um estudo de caso, de até 60 linhas. O tema foi ligado a Conhecimentos Específicos.


Acesse a prova anterior do concurso TCE RJ e pratique seus conhecimentos!


Clique para saber mais

Carregando...