O concurso TCE RJ para auditor pode ter uma mudança importante. Isso porque uma consulta processual no site do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro indica que o contrato firmado com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi rescindido de forma bilateral.
Apesar da informação constar oficialmente no sistema do órgão, até o momento nem o TCE RJ nem o IBFC confirmaram a rescisão. A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida entrou em contato com a instituição para apurar mais detalhes sobre a situação.
Vale lembrar que a banca foi anunciada há mais de um ano, no início de setembro de 2024, e já tinha assinado contrato com o órgão.
IBFC já havia sido alvo de críticas da comissão
O IBFC foi contratado como banca em setembro de 2024, mas, ao longo da execução do contrato, surgiram indícios de insatisfação por parte da comissão organizadora.
Em junho deste ano, um relatório do grupo apontou diversas falhas no trabalho da banca, especialmente na minuta do edital. O documento destacou erros graves de Língua Portuguesa, inconsistências entre cláusulas, problemas no conteúdo programático e itens em desconformidade com o contrato firmado.
Entre os pontos mais criticados estavam:
- inadequação do conteúdo programático;
- erros na formatação do edital;
- ausência de clareza sobre recursos de prova;
- falhas no modelo de prova discursiva proposto.
Na ocasião, a comissão do concurso chegou a registrar preocupação com o desconhecimento do representante da banca em relação a recursos contra padrões de resposta preliminares em provas discursivas.
MétodoQ é a solução para você não estudar mais sozinho. Conheça AGORA!

Sem banca para concurso, TCE RJ deve realizar novo processo licitatório
(Foto: Divulgação)
Caso seja confirmada a rescisão do contrato, o TCE RJ terá que iniciar um novo processo de licitação para escolher a banca organizadora do concurso.
Como esse trâmite pode ser demorado, a depender da modalidade da licitação, há a possibilidade de que o edital para 40 vagas de auditor de controle externo só seja publicado em 2026.
Concurso TCE RJ tem áreas confirmadas
O novo concurso vai preencher 40 vagas para o cargo de auditor de controle externo, que exige nível superior. As oportunidades serão distribuídas entre as seguintes especialidades:
- Controle Externo (15 vagas) – formação superior em qualquer área;
- Ciências Contábeis (8 vagas);
- Direito (8 vagas);
- Engenharia Civil (4 vagas);
- Tecnologia da Informação (TI) (5 vagas).
Além das vagas imediatas, também será formado um cadastro de reserva, válido durante o período de vigência do concurso.
A remuneração inicial para o cargo de auditor ultrapassa R$13 mil, considerando uma jornada semanal de 40 horas.
Os aprovados ainda terão acesso a benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-locomoção, auxílio-saúde e auxílio-educação, este último concedido por dependente, com limite de até três beneficiários.
